Windows 10 ganha versão voltada à Internet das Coisas [vídeo]

Por Felipe Gugelmin Valente

12/08/2015 - 04:061 min de leitura

Fonte :

A Microsoft lançou na última segunda-feira (10) uma versão do Windows 10 voltada especialmente ao trabalho com o conceito conhecido como “Internet das Coisas”. O software em questão está adaptado para trabalhar com o Raspberry Pi 2 e com o Minnowboard Max e se volta especialmente a desenvolvedores.

A variação da plataforma tem como alvo dispositivos pequenos e integrados que podem ou não ser baseados em telas. Para o primeiro caso, o Window s10 IoT não apresenta um Shell próprio, permitindo a criação de aplicativo universal que atue como a interface e a “personalidade” do dispositivo para o qual ele é destinado.

Segundo a Microsoft, o Windows 10 IoT foi criado com o objetivo de garantir uma porta de entrada mais fácil para desenvolvedores, apresentando compatibilidade com uma série de linguagens abertas e com o Visual Studio. Apresentando originalmente em maio deste ano, a plataforma já recebeu uma série de melhorias e pode trabalhar com Bluetooth e WiFi para garantir uma conectividade ininterrupta.

A nova versão do sistema operacional pode ser baixada gratuitamente através de um link dedicado disponível no site GitHub. Vale notar que, como um produto voltado principalmente a desenvolvedores, essa variação específica não é exatamente acessível a consumidores que possuem conhecimento limitado desse universo.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também