menu
TecmundoVoxel
Voxel

Assassin's Creed Shadows é censurado no Japão e terá menos violência, apesar da classificação 18+

Em comunicado nas redes sociais, a Ubisoft confirmou que Assassin's Creed Shadows será duramente censurado no Japão; Entenda o motivo!

Avatar do(a) autor(a): Valdecir Emboava

28/01/2025, às 14:18

Atualizado em 28/01/2025, às 10:56

Assassin's Creed Shadows é censurado no Japão e terá menos violência, apesar da classificação 18+

Após anos de pedidos, a Ubisoft finalmente atendeu às preces da comunidade e levará os fãs para as terras longínquas do Japão Feudal em Assassin’s Creed Shadows. Embora o novo game de assassinos templários já tenha sido classificado para maiores de 18 anos por lá, a sequência ainda terá uma camada extra de censura na terra do sol nascente.

A confirmação foi feita pela própria gigante francesa em publicação no X (antigo Twitter), onde afirmou que haverá diferenças pontuais na versão japonesa do jogo se comparado a que será distribuída mundialmente. Aparentemente, tais mudanças foram adotadas na intenção de cumprir com os regulamentos da CERO — órgão de regulamentação etária do país.

“Em relação a Assassin's Creed: Shadows (CERO: Z), há algumas diferenças no conteúdo do jogo da versão vendida no Japão para cumprir com os regulamentos da organização de análise”, disse a Ubisoft no seu perfil oficial japonês no X.

AC Shadows terá opção para habilitar desmembramentos no jogo, menos no Japão

Curiosamente, enquanto a versão mundial de Assassin's Creed Shadows permitirá que os jogadores habilitem ou desabilitem o desmembramento no jogo, a versão japonesa não contará com essa opção — portanto, sem cenas de gore para os japoneses.

“A opção de ligar e desligar o desmembramento foi removida das configurações do jogo, e agora desmembrar as cabeças e membros dos inimigos durante o jogo está permanentemente desabilitado. A maneira como as partes do corpo decepadas são retratadas também foi alterada”, explicou a Ubisoft.

undefined

Além disso, a publisher também diz que alguns dos diálogos em japonês que serão usados ​​na versão norte-americana e europeia serão alterados na versão japonesa — mas não forneceu mais informações sobre isso.

A decisão da CERO em censurar o desmembramento nos jogos já foi pauta para discussões acaloradas na terra do sol nascente. Há alguns meses atrás, o gerente geral da EA Japan, Shaun Noguchi, criticou o órgão regulatório pelo que ele acreditava serem discrepâncias na forma como o remake de Dead Space e Stellar Blade foram classificados por lá.

Em todo caso, Assassin’s Creed Shadows foi adiado novamente e agora será lançado para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC no dia 20 de março deste ano.

Ansioso para mais uma aventura no Japão Feudal? Comente suas expectativas para o game nas redes sociais do Voxel



Avatar do(a) autor(a): Valdecir Emboava

Valdecir Emboava

Especialista em Cibersegurança