Baldur's Gate 3: como ter um romance com Shadowheart (Umbralma)

Por Daniel Trefilio Pereira de Carvalho

10/08/2023 - 12:303 min de leitura

Baldur's Gate 3: como ter um romance com Shadowheart (Umbralma)

Fonte :  Baldur's Gate 3 via PC Gamer 

Imagem de Baldur's Gate 3: como ter um romance com Shadowheart (Umbralma) no tecmundo

Assim como a maioria dos RPGs contemporâneos, Baldur’s Gate 3 também possui um sistema de relacionamento entre o protagonista e seus companheiros. Naturalmente, primeiro é preciso ganhar a confiança desses NPCs, e Shadowheart, chamada de Umbralma na versão em português, pode ser um pouco mais difícil de conquistar.

A clériga é devota de Shar, divindade da noite e escuridão de Forgotten Realms. A igreja de Shar preza pela discrição, segredos, e abordagens escusas para alcançar seus objetivos, levando Shadowheart a ser bastante fechada. Por essa razão, preparamos um guia explicando como conquistar a personagem.

Conquistando Shadowheart (Umbralma)

O primeiro passo para o coração de clériga é salvá-la durante o prólogo, a bordo do Nautiloid. Após escapar do seu casulo quando a nave do Ilithids é atacada por dragões, encontramos Shadowheart ainda presa em seu casulo, e completar a missão para resgatá-la conta pontos mais para frente no jogo.

Resgatar Shadowheart durante o prólogo garante pontos de aprovação que favorecem o romance com a personagem.Resgatar Shadowheart durante o prólogo garante pontos de aprovação que favorecem o romance com a personagem.

Por seguir uma divindade neutra e má, é comum em um primeiro momento o jogador escolher diálogos que sigam essa tendência para tentar melhor a relação com Shadowheart. No entanto, a personagem tem uma inclinação maior a atitudes benevolentes. A clériga tem desavenças com outros NPCs, então concordar com eles pode desagradá-la.

Escolhas mais favoráveis

Independente de sua tendência, a personagem acredita em muitos dos preceitos da igreja de Shar, principalmente nos quesitos discrição e subterfúgio. Dessa forma, utilizar artifícios para vencer desafios de maneira mais astuta e menos violenta sempre terá a aprovação de Shadowheart. 

Mesmo sendo devota de Shar, Shadowheart é benevolente e não tolera injustiças, ganância e egoísmo.Mesmo sendo devota de Shar, Shadowheart é benevolente e não tolera injustiças, ganância e egoísmo.

Contudo, existe uma diferença entre manipular seus inimigos para evitar conflitos desnecessário e mentir. Os seguidores de Shar prezam por combater a mentira e corrupção a qualquer custo, por mais que a verdade seja devastadora.

Por valorizar seus segredos, evite forçá-la a revelar muitos detalhes caso seu bônus de persuasão não seja bom o suficiente para convencê-la. Alguns desses desafios podem ter dificuldade 15 ou superior, mesmo no modo mais fácil de jogo.

Pressionar Shadowheart a revelar seus segredos pode desagradá-la, ao menos até que ela confie mais em você.Pressionar Shadowheart a revelar seus segredos pode desagradá-la, ao menos até que ela confie mais em você.

Sem dar muitos spoilers, na missão do conclave dos druidas, salvar os Tieflings refugiados abre uma primeira possibilidade de engatar um romance. Fazendo as escolhas certas, pode rolar até um beijo rápido logo no final do dia, e isto inicia a missão de relacionamento que pode evoluir para um romance.

Atitudes que aumentam a aprovação:

  • Escolher artimanhas e manipulação em lugar de violência
  • Expor mentiras
  • Demonstrar sentimentos anti-Gith; lembrando que isto prejudica outras relações
  • Bondade com animais
  • Ajudar quem mais precisa
  • Demonstra compaixão com crianças

Atitudes que diminuem a aprovação:

  • Enganar ou mentir para Shadowheart
  • Violência desnecessária
  • Sentimentos pro-Gith
  • Humilhação
  • Atitudes gananciosas

Avançando a relação

Durante o segundo ato, o protagonista é levado a uma missão que afeta diretamente Shadowheart, sua relação com Shar e o desfecho da clériga. Atenção para spoilers da história.

Ao final da missão “Encontre Nightsong”, a clériga precisa completar um ritual que envolve matar Nightsong. Se você chegou até aqui seguindo as dicas de atitudes que agradam Shadowheart, já ficou claro que ela têm conflitos internos com alguns dos valores de Shar.

Algo que fica bastante claro em Baldur’s Gate 3 é que os testes mais difíceis, geralmente têm os resultados mais inusitados. A opção de evitar o ritual envolve um teste de persuasão de dificuldade bastante alta, e falhar neste teste pode comprometer o desfecho do casal.

Salvar Shadowheart da influência maligna de Shar é difícil, como a maioria das escolhas mais interessantes em Baldur's Gate 3Salvar Shadowheart da influência maligna de Shar é difícil, como a maioria das escolhas mais interessantes em Baldur's Gate 3

Deixá-la seguir cegamente os ensinamentos de Shar é mais fácil e não impede o romance, mas persuadi-la a desistir do ritual cria uma reviravolta interessante. Ao optar pela piedade, a clériga também se sente mais segura em se envolver com o protagonista, sem o peso da culpa por não querer manter segredos.

Confie nos dados, mas não muito

Caso você queira muito garantir um romance, sempre que possível, acione itens ou poções que garantam bônus de carisma ou que somem mais dados ao d20. Outra dica é utilizar o salvamento rápido (F5) antes de rolar algum teste em diálogos com Shadowheart, e se falhar, pressione F8 para carregar o jogo e tente novamente.

Fica o adendo que isto é um exercício de paciência e pode ser bem cansativo. Exceto em escolhas muito críticas, o melhor mesmo é garantir situações que não dependam de habilidades, especialmente as que seu personagem não possui perícia.



Formado em Letras pela UNICAMP. Revisor, ex-professor e redator especializado em hardware, tecnologia e jogos. Streamer na Twitch de jogos que ninguém se importa, mas eu amo assim mesmo.


Veja também


Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.