Roblox: novas Roupas em Camadas não são NFTs, afirma executivo

Por Rodrigo Estevam Barbosa

11/04/2022 - 10:002 min de leitura

Roblox: novas Roupas em Camadas não são NFTs, afirma executivo

Fonte :  Roblox/Divulgação 

Imagem de Roblox: novas Roupas em Camadas não são NFTs, afirma executivo no tecmundo

Diferente do que muita acredita, Roblox na verdade não é exatamente um jogo propriamente. Na realidade, funciona mais como uma plataforma, um hub onde é possível criar e participar de uma grande variedade de games usando as mais variadas skins e avatares.

O conceito na realidade não é tão diferente de diversas propostas apresentadas pelos entusiastas do metaverso, e uma nova funcionalidade adicionada ao título também é bem similar a outra "novidade" infame do mundo tecnológico: as NFTs. Embora não seja. Não se preocupe, você já vai entender.

Reveladas no ano passado e apresentadas no site oficial da plataforma no começo da semana, na segunda-feira (4), as Roupas em Camadas já podem ser adquiridas na loja do jogo. O grande atrativo desta nova adição é a possibilidade de usar os itens comprados em todo e qualquer avatar do jogo, independente do tipo físico.



Na prática, isto significa que uma mesma camiseta pode ser usada por um humano, um dinossauro e um duende, por exemplo. Isto é algo revolucionário não apenas em Roblox, mas no mundo dos games em geral. Além de ser também uma funcionalidade que funcionaria perfeitamente em conjunto com os infames tokens não-fungíveis.

Afinal de contas, o sistema desenvolvido pela equipe da Roblox Corporation tem a capacidade de fornecer exatamente o que tanto almejam as NFTs. A ideia da tecnologia é possibilitar o uso de um mesmo item em vários jogos diferentes, independente de onde tenha sido adquirido — algo que agora já é possível de fazer no popular título free-to-play.

Mas, sabendo que dá pra fazer, será que é do interesse da plataforma de entretenimento unificar seu novo sistema à tecnologia dos tokens não-fungíveis? Sabendo uma bolsa digital de marca famosa foi vendida lá por nada menos do que US$ 4.115,00 (cerca de R$ 19.560,00 em conversão direta), a resposta parece um alto e claro "sim", certo? Errado.

Nova tecnologia da plataforma permite usar as mesmas vestimentas em quaisquer avataresNova tecnologia da plataforma permite usar as mesmas vestimentas em quaisquer avatares

Em entrevista concedida ao Wired, Bjorn Book-Larsson, vice-presidente de avatares na Roblox Corporation, deixou claro que sua empresa não tem interesse em integrar as tecnologias. Para ele, a Blockchain não adicionaria nada à plataforma e nem à sua comunidade, assim como os tokens "não aprimorariam ou tornariam a experiência melhor".

Book-Larsson afirma ainda achar que NFTs hoje são apenas "itens para se gabar publicamente", em nada agregando à experiência de jogo. "A tecnologia não necessariamente resolve nada por conta própria ou torna a experiência de jogo melhor inerentemente", explicou.

Porém, o executivo não negou a possibilidade de um dia a empresa abrir as portas para os tokens não-fungíveis se a situação da tecnologia mudar. A reportagem também afirma que a corporação não tem interesse em portar seu novo sistema de roupas 3D em camadas para outros motores gráficos, como Unity e Unreal Engine.

Qualquer avatar pode usar roupas 3DQualquer avatar pode usar roupas 3D

E, pelo visto, Roblox realmente não precisa de NFTs: segundo a publicação, grandes marcas do mundo da moda continuam buscando parcerias para comercializar seus itens na loja por alguns Robux. Marcas famosas têm criado versões de seus tokens para vender no jogo — e parecem vir obtendo lucro mais do que satisfatório. Afinal, de acordo com o texto, elas estão "chocadas com o tanto de dinheiro que vêm fazendo" na plataforma.


Por Rodrigo Estevam Barbosa

Especialista em Redator

Jornalista de games, tech e entretenimento desde 2011. Tem passagem por vários portais e revistas, cobrindo eventos nacionais e internacionais. Desde 2021 escreve para o Voxel, TecMundo e MegaCurioso.


Veja também


Fontes

Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.