GTA 5 ganha visual ultrarrealista graças a nova tecnologia de IA da Intel

Por Rodrigo Estevam Barbosa

13/10/2021 - 05:001 min de leitura

GTA 5 ganha visual ultrarrealista graças a nova tecnologia de IA da Intel

Fonte :

Imagem de GTA 5 ganha visual ultrarrealista graças a nova tecnologia de IA da Intel no tecmundo

Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Desde o seu lançamento, em 2013, GTA V chama a atenção por apresentar visuais bastante realistas. Quando chegou às lojas, o game era um dos mais bonitos e com gráficos que mais se aproximavam da realidade.

Mesmo isto não impediu o surgimento de mods com o objetivo de deixar o título com visual cada vez mais próximo da realidade. Agora, graças a uma nova tecnologia da Intel, o quinto Grand Theft Auto parece ter saído direto do mundo lá fora.

Criado pelo trio de pesquisadores Stephan R. Richter, Hassan Abu Alhaija e Vladen Kolten, o projeto "Aprimorando o Fotorrealismo Aprimorado" (tradução livre do inglês "Enhancing Photorealism Enhancement") utiliza imagens do mundo real para criar gráficos impressionantes no mundo virtual.

Funciona assim: utilizando fotos de um conjunto chamado "cityscapes" (ou paisagens da cidade), capturadas nas ruas da Alemanha, o processo cria uma porção quadros e vai preenchendo os espaços das imagens do game com pedacinhos correspondentes tirados das fotos. Sim, é complicado, mas no vídeo acima eles dão uma pequena amostra do procedimento em funcionamento.

O resultado final é um produto bastante realista, mesmo para os padrões de games da geração atual. Saem as cores gritantes, o asfalto detalhado e outros elementos que saltam aos olhos como "falsos". Em seus lugares, entram o asfalto um pouco mais embaçado, cores mais sóbrias e muito mais, tudo baseado na nossa realidade, dando um ar de "vida real" ao jogo da Rockstar.

Vale ressaltar que o procedimento não é uma simples correção de cores ou apenas um efeito embaçado nas imagens, mas sim um conjunto de alterações e substituições baseados em fotografias tiradas no mundo real. O sistema utiliza aprendizado de máquina para gerar visuais impressionantes e extremamente realistas.


Por Rodrigo Estevam Barbosa

Especialista em Redator

Jornalista de games, tech e entretenimento desde 2011. Tem passagem por vários portais e revistas, cobrindo eventos nacionais e internacionais. Desde 2021 escreve para o Voxel, TecMundo e MegaCurioso.


Veja também


Fontes

Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.