Conceito de trem de levitação magnética chinês chega aos 2.900 km por hora

Por Renan Hamann

09/05/2014 - 11:511 min de leitura

Fonte : PhysOrg

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Projetos de trens que utilizam supercondutores e eletromagnetismo para se locomoverem não são grandes novidades — já existem diversos deles operando ao redor do mundo. Mas trens com supercondutores eletromagnéticos envoltos por estruturas de vácuo para a anulação da resistência do ar são novidades... E daquelas novidades bem interessantes que podem revolucionar o mundo.

Um conceito feito no Applied Superconductivity Laboratory of Southwest Jiaotong University — Laboratório de Supercondutividade Aplicada da Univesidade do Sudoeste de Jiaotong, em português — está prometendo exatamente isso. O sistema utiliza a mesma ideia do Hyperloop proposto por Elon Musk e pode oferecer velocidades muito mais altas do que as apresentadas por sistemas utilizados atualmente.

Além dos trilhos eletromagnéticos, o novo trem chinês é colocado dentro de enormes tubos de vácuo — o que significa a ausência de ar que poderia causar resistência —, possibilitando velocidades muito mais altas do que as que são possíveis com trens de superfície ou mesmo metrôs comuns. Outra grande vantagem é a redução de consumo de energia, uma vez que menos esforço é necessário para as velocidades prometidas.

O que isso significa em números

Segundo o que foi publicado no site PhysOrg, o Super-Maglev — nome que vem sendo atribuído ao projeto — pode atingir velocidades de 2.900 km/h, sendo que esse é o limite teórico para toda a estrutura, pois na prática isso deve ser um pouco reduzido. Quanto à energia, espera-se que existe uma redução no consumo de quase 20%, o que é ótimo por questões econômicas e de sustentabilidade.

O principal responsável pelo projeto é o Dr. Deng Zigang. Ele diz que os sistemas do Super-Maglev não precisam ser mantidos apenas nos trens de transporte terrestre. Outras possibilidades propostas são relacionadas ao envio de naves para o espaço e também o lançamento de mísseis e outros armamentos com alta velocidade. Será que veremos algo assim em funcionamento em breve?


Renan Hamann é editor-chefe no TecMundo e acumula mais de 15 anos de experiência no jornalismo de tecnologia.


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