Sony não é a responsável pela ausência do Android Nougat no Xperia Z3

Por Felipe Gugelmin Valente

31/08/2016 - 04:511 min de leitura

Sony não é a responsável pela ausência do Android Nougat no Xperia Z3

Fonte :

Quando a Sony anunciou a lista de aparelhos que vão receber o Android Nougat oficialmente, muitos donos do Xperia Z3 ficaram decepcionados pela ausência do aparelho. Entre os principais motivos para a reclamação está o fato de que o smartphone participou do sistema de testes prévios do sistema operacional que está sendo promovido pela fabricante.

Na última terça-feira (30), a companhia veio a público para esclarecer que não é a responsável pelo fato de o aparelho não receber uma atualização oficial do sistema. Segundo ela, durante o processo de desenvolvimento do Android Nougat, a Google mudou detalhes de sua suíte de testes de compatibilidade, o que resultou na eliminação do Xperia Z3.

Isso explica os motivos pelos quais a Sony nunca lançou a versão final do firmware de testes (DP5) para o aparelho, que ficou estacionado na versão DP4. Entre as mudanças que prejudicaram o Xperia Z3 está a exigência do suporte ao Vulkan ou ao Open GL ES 3.1 — algo que exclui todos os produtos baseados na GPU 330, associada a chipsets como o Snapdragon 800 e o Snapdragon 801.

Em outras palavras, a empresa se viu com as “mãos amarradas” no que diz respeito a oferecer o Android Nougat oficialmente para o aparelho. Assim, os verdadeiros responsáveis pela falta de suporte ao aparelho são a Google (que atualizou suas exigências) e a Qualcomm, que não ofereceu atualizações que tornassem os chipsets compatíveis com as novas versões das APIs gráficas.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também