menu
Tecmundo
Software

Windows 11 pode compactar imagens sem perder resolução

Recurso de compartilhamento tem três modos de compactação e parece ser muito útil, mas a queda na qualidade acontece

Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

11/06/2025, às 12:00

Comprimir imagens é uma das tarefas mais chatas que diversas pessoas ou profissionais precisam realizar diariamente, para inúmeras tarefas. Por sorte, uma nova funcionalidade do Windows 11 permite que os usuários realizem uma compactação de imagens, mantendo a resolução original — mas com menor qualidade, claro.

  • Para realizar a compactação das imagens é preciso selecionar o arquivo, clicar com o botão direito do mouse até aparecer toda a barra de ferramentas;
  • Lá, clique em Compartilhar. Uma nova aba será aberta com inúmeras opções de compartilhamento;
  • Se o seu Windows já estiver atualizado, ao lado do nome do arquivo há uma opção em azul que diz “Original”;
  • Basta clicar na opção e modos como Baixo, Médio e Alto irão aparecer. Isso é referente ao grau de compactação que será realizado;
  • Após a escolha, a imagem será compactada e o usuário poderá enviá-la para diversos apps, ou mesmo para o próprio smartphone.

Vale notar que essa é uma possibilidade graças à ferramenta Share UI de compartilhamento disponível no Windows 11. Antes disso, para realizar essa compactação, o usuário precisava redimensionar a imagem no Paint, Photoshop ou outro editor de vídeo, mas que automaticamente também geraria uma resolução menor.

windows-11-deixa-compactar-imagens-sem-perder-resolução
Usuários podem enviar as imagens para o celular pelo atalho do app Vincular ao Celular (Imagem: Windows Latest/Reprodução)

Como compactar imagens no Windows?

Caso você queira testar o recurso, é preciso que seu Windows 11 esteja bem atualizado. Em nosso caso, mesmo assim com o update, a funcionalidade ainda não apareceu e deve ser liberada gradualmente para os usuários.

Assim como em toda compactação, reduzir o peso da imagem e manter a resolução causa perdas de qualidades e detalhamento no conteúdo. Somente compactações manuais ou muito avançadas conseguem manter o nível de qualidade e ainda assim reduzir o peso do arquivo.

Para mais detalhes sobre as funções do Windows 11, fique de olho no site do TecMundo e se mantenha bem informado.
 



Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

Felipe Vitor Vidal Neri

Especialista em Redator

Redator de tecnologia com foco no segmento de hardware. Pelo TecMundo, atuo na elaboração de notícias, especiais, entrevistas e análise de produtos, como processadores e placas de vídeo.

star

Continue por aqui