menu
Tecmundo
Software

Windows 11 finalmente testa recurso básico para a Barra de Tarefas

Uma versão experimental do Windows 11 exibe finalmente o percentual de bateria do dispositivo.

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

20/01/2025, às 16:20

Atualizado em 20/01/2025, às 12:59

Windows 11 finalmente testa recurso básico para a Barra de Tarefas

O Windows 11 finalmente vai permitir a exibição do percentual de bateria na Barra de Tarefas. O recurso foi encontrado em uma versão de testes do sistema operacional na última sexta-feira (17).

A função foi encontrada desabilitada por padrão no Windows 11 distribuído no Canal Dev. Segundo o autor da descoberta, o informante phantomofearth (@phantomofearth no X), o recurso só pode ser acessado através da ferramenta ViveTool.

Quando ativado, o percentual de bateria do dispositivo aparece no canto direito da Barra de Tarefas, ao lado dos demais ícones do sistema.

— phantomofearth ? (@phantomofearth) January 17, 2025

Ainda que seja uma função básica e presente nos SOs mais populares, o Windows 11 não a oferece na versão estável até hoje.

Tradicionalmente, o Windows 11 só exibe o percentual de bateria ao passar o mouse sobre o ícone do componente no canto inferior direito.

O ajuste de interface foi encontrado na Build 26120.2292 do Windows 11, atualmente disponível somente no Canal Dev. O recurso pode ser ativado no ViveTool com o código "/enable /id:48822452".

Recurso ainda vai demorar para ser liberado

Embora seja uma função rudimentar, a exibição de percentual de bateria deve levar um bom tempo até ser liberada para o público geral. O Canal Dev do programa Windows Insider oferece uma das versões mais prematuras do sistema, portanto o recurso ainda precisa passar pelo Canal Beta, Prévia de Lançamento e só depois chega para todos.

De toda forma, a mudança é uma importante adição para o Windows 11, sobretudo em qualidade de vida para o usuário. Pode proporcionar maior sensação de polimento da interface e dá mais opções de personalização.



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.

star

Continue por aqui