Duolingo lança chamadas telefônicas com IA para treino de conversas

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

24/09/2024 - 10:151 min de leitura

Duolingo lança chamadas telefônicas com IA para treino de conversas

Fonte : Duolingo

A empresa de ensino de idiomas Duolingo anunciou novidades no aprendizado de línguas na Duocon 2024, atual edição da conferência da companhia. Ambas as novidades envolvem aplicações de inteligência artifiical (IA) e expandem as lições tradicionais do aplicativo.

Uma das novidades é a possibilidade de realizar chamadas telefônicas em vídeo para testar a sua conversão em um determinado idioma. As ligações são feitas com a personagem Lily, que puxa assunto com você, faz perguntas e comenta as suas interações. A pronúncia e o vocabulário usados rendem pontos de experiência e progresso no curso.

A simulação de diálogos por enquanto só está disponível no aplicativo do Duolingo para iOS e para assinantes do Duolingo Max, que é a modalidade mais cara da plataforma de idiomas e que traz recursos de IA como diferencial. 

Até o momento, as chamadas só foram liberadas para o aprendizado de inglês, espanhol e francês. Porém, de acordo com a empresa, o recurso está em desenvolvimento também para aulas de português, italiano e alemão.

Adventures

Outra novidade apresentada pela plataforma de idiomas é o Adventures, que são mini-games educativos que simulam situações reais de uma forma divertida.

Os desafios envolvem questões como pedir um café em uma lanchonete ou perguntar onde foi parar um determinado objeto, por exemplo. Todos os níveis trazem algum tipo de história para você se ambientar a mais palavras.

Os mini-games em cada unidade do curso de línguas.
Os mini-games em cada unidade do curso de línguas.

Até o momento, só é possível jogar uma dessas "fases" por unidade de um curso e apenas no aplicativo do Duolingo para dispositivos móveis com Android ou iOS. Elas estão disponível para falantes de inglês que estejam aprendendo francês ou nativos de espanhol em aulas de inglês — com a expansão para mais línguas prevista para o futuro próximo.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Fontes