Android 15 vai silenciar notificações muito antigas no tablet ou celular

Por Igor Almenara Carneiro

23/09/2024 - 17:151 min de leitura

Android 15 vai silenciar notificações muito antigas no tablet ou celular

Fonte : Android Authority/Reprodução

O Android 15 vai evitar que apareçam notificações muito antigas no seu celular, descobriu o repórter Mishaal Rahman do site Android Authority. Dentro de uma versão experimental do sistema, foi encontrado um mecanismo que rejeita alertas atrasados há mais de 2 semanas.

O recurso está contido na versão QPR1 Beta 2 do Android 15, atualmente em experimentação por testadores. A solução nativa é ativada por padrão.

Quando a notificação se refere a um aviso de 14 dias atrás (ou mais antigo), ela é silenciada — não emite som ou vibração. Ela ainda aparece na bandeja de notificações, mas em formato reduzido.

As notificações com mais de 14 dias de atraso não emitirão som ou vibração no aparelho.
As notificações com mais de 14 dias de atraso não emitirão som ou vibração no aparelho.

Esse recurso é inútil em dispositivos que você usa todos os dias, mas é uma adição muito conveniente para aparelhos que são ligados ocasionalmente — um tablet pouco usado, por exemplo. Assim que ligar o portátil novamente, o sistema não emitirá uma enxurrada de notificações atrasadas.

Outra novidade em preparação para o gerenciamento de notificações é o "Notification Cooldown". Quando ativada, a ferramenta impede que um aplicativo emita vários alertas em sequência — algo comum em mensageiros, por exemplo.

O Android 15 QPR1 vai ser a primeira atualização majoritária para o sistema do Google. Obviamente, as novidades do update chegam primeiro para celulares da linha Pixel, mas é possível que sejam herdados em interfaces personalizadas meses depois.

Atualmente, somente o código-fonte do Android 15 (AOSP) foi lançada. A versão do software para consumidores ainda é exclusiva para testadores e a previsão de disponibilidade varia conforme a fabricante.

 


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também