Apple Intelligence poderá funcionar com IA da Meta em alguns mercados

Por Ramalho Lima

24/06/2024 - 07:452 min de leitura

Apple Intelligence poderá funcionar com IA da Meta em alguns mercados

Fonte :  GettyImages 

Imagem de Apple Intelligence poderá funcionar com IA da Meta em alguns mercados no tecmundo

A Apple manteve negociações para integrar a inteligência artificial (IA) da Meta em seu sistema anunciado no início deste mês. A Apple Intelligence foi apresentada com integração com o ChatGPT, da OpenAI, para o mercado global, mas o chatbot é proibido em alguns países, como a China.

Aparentemente, a Apple continua buscando parceiros para implementar novos recursos de IA em seus aplicativos, ou mesmo em seus sistemas operacionais. Segundo o The Wall Street Journal, a empresa discutiu uma parceria com a Meta, o que ainda não foi confirmado.

Siri pode ganhar IA da Meta ou outra empresa em mercados distintos.Siri pode ganhar IA da Meta ou outra empresa em mercados distintos.

Vale lembrar que a Apple já negociou uma parceria com o Google, com a mesma finalidade. O WSJ ainda citou que a Maçã também entrou em contato com a startup de IA Anthropic. Já a Reuters citou a Pexplexity como uma possível parceira. No entanto, parece que a empresa não conseguiu fechar acordo com nenhuma dessas empresas.

O motivo poderia estar relacionado ao modelo de pagamento imposto pela fabricante do iPhone. A OpenAI não recebeu uma quantia fixa pelo contrato de integração do ChatGPT à Siri. 

Basicamente, o acordo prevê lucros com base na distribuição da marca para a enorme base de usuários da Apple. Adicionalmente, a dona da ferramenta de IA tem a possibilidade de oferecer assinaturas pagas de seu serviço.

Elon Musk criticou aliança da Apple com OpenAI

Recentemente, Elon Musk criticou a parceria da Apple com a OpenAi. O bilionário ameaçou banir os aparelhos da Maçã em suas empresas, caso a empresa integre o ChatGPT ao nível de sistema operacional. 

Para o executivo, a implementação representa uma grave violação de segurança. Nem mesmo os visitantes poderão utilizar iPhones nas dependências de suas instalações.

Durante a WWDC 2024, um dos maiores pontos de destaque da Apple Intelligence girou em torno da segurança e privacidade. A plataforma seria processada em servidores equipados com hardware proprietário da Maçã, mesmo utilizando a tecnologia da OpenAI. A Apple, no entanto, não deixou claro como isso seria feito.

Veja também


Por Ramalho Lima

Especialista em Redator

Fã de tecnologia desde criança. Ex-early adopter (tá bom, de vez em quando ainda acontece). Curto música, Android e Linux. Um bom aspirador robô pode mudar sua vida.