Google prepara botão no Android para pesquisar números desconhecidos e mais novidades

Por Igor Almenara Carneiro

08/04/2024 - 11:302 min de leitura

Google prepara botão no Android para pesquisar números desconhecidos e mais novidades

Fonte :

Imagem de Google prepara botão no Android para pesquisar números desconhecidos e mais novidades no tecmundo

O Google está trabalhando em um atalho para pesquisar um número desconhecido na internet. Encontrada no app "Telefone", a função aparece como uma das opções no histórico de chamadas, mas continua indisponível para o público geral. As informações são do site PiunikaWeb.

Descoberta pelo informante AssembleDebug, a função chamada "Lookup" basicamente faz uma pesquisa rápida sobre o número desconhecido na internet, uma prática comum para conhecer a origem de uma ligação sem precisar atendê-la.

O recurso ajuda o usuário a entender se a ligação é legítima, ou se parte de um contato conhecido por espalhar spam ou golpes por ligação.

Embora seja nativo em celulares da linha Pixel, o app "Telefone" do Google precisa ser baixado manualmente em aparelhos de outras marcas. O programa está disponível para download na Play Store.

Resumo de e-mails com IA

Outra novidade antecipada pelo informante AssembleDebug é a integração do Gmail com o Gemini capaz de resumir o conteúdo de e-mails recebidos. Indisponível para o público geral por enquanto, a função toma forma de um botão no topo da página intitulado "Resumir esse e-mail".

Atualmente, o recurso não funciona como deveria, mas resumir o conteúdo de textos é uma das capacidades mais conhecidas de inteligências artificiais (IAs) generativas.

Não está claro se o recurso será gratuito para todos ou se demandará a assinatura Google One para funcionar. De toda forma, o botão é um interessante atalho para agilizar o uso do chatbot para encurtar mensagens longas.

Vale ressaltar que essa não é a única integração do Gemini no Gmail. Recentemente, também foi descoberto que o modelo dará sugestões de respostas rápidas baseadas na mensagem recebida. Da mesma forma, a função segue indisponível para o público.


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também