Google lança Gemini for Workspace e integra IA com apps de uso corporativo

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

22/02/2024 - 06:152 min de leitura

Google lança Gemini for Workspace e integra IA com apps de uso corporativo

Fonte :  Google 

Imagem de Google lança Gemini for Workspace e integra IA com apps de uso corporativo no tecmundo

O Google apresentou nesta quarta-feira (21) o Gemini for Google Workspace. Essa é uma nova versão da inteligência artificial (IA) da companhia, totalmente voltada para uso corporativo.

A partir de agora, empresas de vários tamanhos podem contratar um plano de acesso ao Gemini que inclui a IA integrada de forma nativa às plataformas do Google Workspace. Isso significa que ele funciona de forma mais dinâmica com serviços da própria marca, contribuindo para criatividade e agilidade da equipe.

O Gemini está disponível em dois planos mensais, com 14 dias de testes gratuitos. O Gemini Business custa US$ 20 por usuário, enquanto o Gemini Enterprise sai por US$ 30 por pessoa. A versão mais completa inclui acesso total à IA, incluindo um tradutor em tempo real para mais de 15 idiomas com legendas geradas automaticamente.

A nova IA corporativa da Google

O Gemini focado para uso empresarial será oferecido como um chatbot separado, capaz de ajudar na construção de processos, fluxos de trabalho, textos, códigos de programação e outros conteúdos.

O novo serviço substitui a Duet AI, que era a antiga plataforma inteligente da empresa. Ele é moldado a partir do Gemini Ultra 1.0, a versão mais complexa e poderosa do modelo de linguagem de larga escala da Google.

O Google Workspace com o Gemini ativado.O Google Workspace com o Gemini ativado.

Como ele é integrado a uma conta corporativa, o Gemini for Workspace trabalha com base nos conteúdos da sua conta empresarial. Isso significa que ele é capaz de interpretar emails, analisar padrões e contrbuir de forma criativa de acordo com o setor do seu negócio.

É possível acioná-lo de forma direta a partir de ferramentas online como Gmail, Docs, Planilhas ou Apresentações, por exemplo. 

A privacidade e os segredos corporativos estão seguros, de acordo com a marca: os conteúdos compartilhados ou solicitados não servem para alimentar a IA pública da Google, ficando restritos às contas de uma mesma companhia.

A IA é multimodal e pode ajudar você também na criação de imagens via comandos de texto.A IA é multimodal e pode ajudar você também na criação de imagens via comandos de texto.

A mudança de nome e a adição de recursos marca a nova estratégia de IA da Google. Nos últimos dias, ela renomeou o Google Bard para Gemini em definitivo, além de apresentar uma versão compacta e de código aberto do seu modelo de linguagem. 

O Google Assistente, ao menos no Android, também já começou a ser substituído pelo novo serviço mais inteligente.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também