Google Maps terá novos recursos de privacidade no Android e iOS

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

13/12/2023 - 06:452 min de leitura

Google Maps terá novos recursos de privacidade no Android e iOS

Fonte :  Google 

Imagem de Google Maps terá novos recursos de privacidade no Android e iOS no tecmundo

O Google apresentou nesta terça-feira (12) novos recursos que serão adicionados em breve no Google Maps. A plataforma de navegação e atualização vai ganhar uma série de funções em privacidade, em especial no aplicativo para celular.

Uma das novidades do Google Maps é o armazenamento da Linha do Tempo do usuário no próprio dispositivo. Isso faz com que apenas o aparelho do usuário tenha as informações sobre locais frequentados e rotas do seu dia a dia, caso tenha ligado a opção de histórico de localização.

Ao trocar de dispositivo, basta pedir o backup e a transferência de dados. Além disso, a qualquer momento é possível apagar parcial ou totalmente essas informações.

As configurações de Linha do Tempo.As configurações de Linha do Tempo.

Por fim, o histórico de localização terá um controle padronizado de deletar dados automaticamente depois de três meses. Antes, a opção já marcada era de um ano e meio.

Mais privacidade no Google Maps

Outra novidade no Google Maps planejada para 2024 é a possibilidade de apagar o registro sobre um lugar específico. Assim, o usuário remove traços de visita ou pesquisa sobre um restaurante que planejava levar alguém de surpresa, por exemplo.

Por fim, o ícone do círculo azul que representa a sua posição atual via GPS agora vira também um botão de opções. Ao tocar nele na tela do celular, o usuário terá acesso a uma série de controles, como verificar se o histórico de localização está ativado e quais as atuais permissões de coleta de dados do Google Maps.

As opções ativadas no ícone azul.As opções ativadas no ícone azul.

De acordo com a Google, os novos recursos de privacidade da plataforma chegarão primeiro para dispositivos móveis com Android e iOS

A atualização será enviada gradualmente, começando já nas próximas semanas. O que significa que pode levar algum tempo até que os usuários tenham acesso a todas as novidades.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Fontes