Como usar o Google Bard no Brasil? Confira o passo-a-passo

Por Carlos Palmeira

13/07/2023 - 04:452 min de leitura

Como usar o Google Bard no Brasil? Confira o passo-a-passo

Fonte :

Imagem de Como usar o Google Bard no Brasil? Confira o passo-a-passo no tecmundo

Nesta quinta-feira (13), o Google lançou no Brasil o Bard, sua plataforma de inteligência artificial que apresenta respostas em modelo conversacional. O “ChatGPT do Google” promete várias funcionalidades, desde responder sobre o que levar para uma viagem de três dias até formatar um texto para as regras ABNT.

O chatbot oferece diversas outras funcionalidades, sendo possível ouvir as informações por áudio, reformular a pergunta, pesquisar o tema no Google e mais. Como a ferramenta ainda está aprendendo, ainda é possível qualificar as respostas de maneira positiva ou negativa.

Apesar de funcionar como um buscador que oferece informações em forma de conversa, o Bard não substituirá a Busca. Segundo os executivos da gigante de Mountain View, as duas ferramentas se complementam.

Google BardA versão de lançamento do Google Bard está um pouco diferente de quando ele foi anunciado, em fevereiro de 2023. (Imagem: Divulgação/Google)

Essa versão mais completa do Google Bard ainda tem integração com o Google Lens, modificação no estilo das respostas (curtas, longas, casuais, profissionais e etc), pode exportar códigos e mais.

Como usar o Google Bard no Brasil?

O Google Bard já está disponível para todos os usuários, é gratuito e exige somente uma conta do Google Personal. No caso das contas do Workspace, só é possível utilizar caso os administradores permitam.

Confira, a seguir, o passo-a-passo de como usar o Google Bard no Brasil:

1. Acesse bard.google.com. Logo na tela inicial serão mostradas algumas das possibilidades que o chatbot oferece. Clique no botão “Fazer login” no canto direito inferior ou no topo da página e depois entre com a sua conta pessoal do Google;

Google Bard

2. Depois de colocar suas credenciais, o Bard apresentará os Termos de Privacidade. Dentre outras informações, ele coleta sua localização e armazena por um período de até 18 meses seu histórico de pesquisas. Se você estiver ok, desça a página e clique no botão azul “Concordo”;

Google Bard

3. Você será encaminhado para o Bard e será aberta uma janela informando sobre o estado experimental dele e que, por isso, ele nem sempre é assertivo nas respostas. Clique em “Continuar”;

Google Bard

4. Aqui ele funciona como o buscador do Google e o próprio ChatGPT. Basta digitar algo que você quer saber e ele te dará uma resposta em formato de conversa;

Galeria 1


Por Carlos Palmeira

Especialista em Redator

Paulistano, corintiano e pedestre desde 1993. Jornalista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, escrevo sobre games, tecnologia, ciência e cultura pop. Fã de Red Hot Chili Peppers e apaixonado por maracujá, pão de queijo e rap.


Veja também


Fontes