Apple vai liberar macOS Big Sur nesta quinta-feira (12)

Por André Luiz Dias Gonçalves

11/11/2020 - 03:261 min de leitura

Apple vai liberar macOS Big Sur nesta quinta-feira (12)

Fonte :  Apple/Divulgação 

Imagem de Apple vai liberar macOS Big Sur nesta quinta-feira (12) no tecmundo

A Apple confirmou, durante o evento “One More Thing”, realizado nesta terça-feira (10), a data de lançamento do macOS Big Sur (11.0), que chegará aos computadores da marca trazendo uma série de novidades e visual inspirado no iOS.

De acordo com a Maçã, a nova versão do sistema operacional para Macs estará disponível para atualização nesta quinta-feira (12), cerca de quatro meses após o lançamento do beta. O software conta uma estética próxima à encontrada nos iPhones e nos iPads, além de uma Central de Controle personalizável.

Primeiro macOS com suporte para o novo chip M1 da Apple, o Big Sur também inclui uma central de notificações reformulada, com os alertas classificados a partir dos mais recentes e agrupados por app. Outras mudanças estão nos widgets, que passam a poder ocupar a área de trabalho, e no menu para atalhos rápidos, facilitando o acesso a várias configurações.

O Apple Maps e vários outros apps passaram por grandes mudanças no novo sistema da Maçã.O Apple Maps e vários outros apps passaram por grandes mudanças no novo sistema da Maçã.

Já entre os aplicativos, destaque para as novidades no Maps, que ganha visualizações de localização em 360 graus, guias personalizados e navegação no interior de edificações, e a atualização do Safari, a maior já feita no navegador, segundo a gigante de Cupertino, ficando mais veloz e eficiente no consumo de energia. O Mensagens é outro programa com várias mudanças.

Modelos compatíveis

O sucessor do macOS Catalina (10.15) poderá ser atualizado gratuitamente pelos proprietários de computadores e notebooks da Apple de todo o mundo, nas seguintes versões:

  • MacBook Air 2013 e posteriores
  • MacBook Pro Final de 2013 e posteriores
  • MacBook 2015 e posteriores
  • Mac Pro 2013 e posteriores
  • Mac Mini 2014 e posteriores
  • iMac 2014 e posteriores
  • iMac Pro 2017 e posteriores

Além desses modelos, os novos MacBook Air, MacBook Pro e Mac mini, revelados pela marca durante o evento de apresentação do chip baseado na arquitetura ARM, já virão com o macOS Big Sur instalado.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também