Pioneiros da Pixar ganham 'Nobel da computação' por animações 3D

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

18/03/2020 - 07:002 min de leitura

Pioneiros da Pixar ganham 'Nobel da computação' por animações 3D

Fonte :  Tableau Research 

Imagem de Pioneiros da Pixar ganham "Nobel da computação" por animações 3D no tecmundo

Dois dos principais executivos da história da Pixar foram anunciados nesta quarta-feira (18) como os vencedores da edição de 2019 do ACM A.M. Turing Award, uma premiação que é conhecida como o "Nobel da computação".

Segundo a descrição da própria organização, a escolha de Pat Hanrahan e Ed Catmull se deu por "contribuições fundamentais aos gráficos de computação em 3D, e o impacto revolucionário que essas técnicas tiveram em imagens geradas por computador (CGI) no cinema e em outras aplicações". A dupla é tida ainda como precursora indireta em indústrias como a de realidade aumentada e virtual, além do desenvolvimento de melhorias gráficas em games.

Catmull é ex-presidente da Pixar e da Disney Animation Studios, sendo considerado um dos grandes responsáveis pela popularização da técnica de animação desenvolvida no estúdio. O software utilizado, chamado de RenderMan, foi licenciado mais tarde e ajudou a criar efeitos especiais para diversas franquias, desde O Senhor dos Aneis até a trilogia de prequels de Star Wars.

Ed Catmull.Ed Catmull.

Hanharan, que foi um dos fundadores do estúdio, saiu de lá depois de três anos. Ainda assim, suas contribuições técnicas são tidas como essenciais. Atualmente, ele é professor na Universidade de Stanford e ajudou a revolucionar outro setor: o de placas de vídeo, já que foi um dos responsáveis pela criação da linguagem Brook, depois evoluindo para produtos comerciais como o OpenGL e a CUDA, da NVIDIA.

A principal revolução citada é a criação do primeiro Toy Story, em 1995. Considerado a primeira animação totalmente feita em computação gráfica do cinema (embora haja uma polêmica nessa história), o longa-metragem só foi possível graças ao trabalho da equipe. A Pixar foi originalmente fundada em 1986 como uma divisão da Lucasfilm, sendo depois adquirida por Steve Jobs no período em que o executivo foi afastado da Apple. Atualmente, ela faz parte do conglomerado da Disney.

Pat Hanrahan.Pat Hanrahan.

O Turing Award é entregue anualmente desde 1966 e inclui um prêmio em dinheiro de US$ 1 milhão, com o custeamento garantido pela Google.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também