Gangue de ransomware alega ter 200 GB em dados roubados da Epic Games

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

28/02/2024 - 05:201 min de leitura

Gangue de ransomware alega ter 200 GB em dados roubados da Epic Games

Fonte :  Cyber Daily/Reprodução 

Imagem de Gangue de ransomware alega ter 200 GB em dados roubados da Epic Games no tecmundo

Uma gangue de ransomware que está há pouco tempo em atividade afirma ter invadido os servidores da Epic Games. O grupo, conhecido como Mogilevich, diz ter "silenciosamente" realizado um ataque contra a empresa dona de Fortnite e da Epic Games Store.

Segundo o aviso da gangue, foram roubados 189 GB de dados. As informações incluem endereços de e-mail com senhas, informações pessoais, dados de pagamento, códigos-fonte e "muitos outros dados".

O Mogilevich ainda não publicou provas de que realmente conseguiu acesso aos servidores. Entretanto, o comunicado informa que os responsáveis colocaram os dados à venda até o dia 4 de março — tanto para criminosos interessados em ter acesso aos arquivos quanto para a própria companhia, se ela deseja resgatar as informações.

O aviso da gangue sobre a suposta invasão aos servidores da Epic Games.O aviso da gangue sobre a suposta invasão aos servidores da Epic Games.

Até o momento, não há informações sobre os valores envolvidos no pedido de resgate. De acordo com vários levantamentos do setor de cibersegurança, ataques do tipo ransomware cresceram em 2023. A recomendação das autoridades, entretanto, é de que o pagamento nunca seja feito aos bandidos.

Segundo o site Cyber Daily, que foi o primeiro a noticiar o ransomware, o grupo supostamente responsável é relativamente novo no setor. Outros alvos da mesma gangue incluem a Infiniti USA, uma subsidiária da montadora Nissan, e a suspeita é de que os invasores tenham origem russa.

Epic Games ainda não se pronunciou

Até agora, a Epic Games comentou oficialmente o caso. Caso ela confirme a invasão, essa será a segunda grande companhia da indústria de games alvo de um ransomware em pouco tempo.

No final de 2023, a Insomniac Games, desenvolvedora dos últimos jogos do Homem-Aranha, foi vítima de um vazamento de grandes proporções que divulgou até materiais de um título ainda em produção.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também