Compra Confirmada: como se proteger do golpe líder em fraudes

Por JORGE MARIN

08/02/2023 - 04:452 min de leitura

Compra Confirmada: como se proteger do golpe líder em fraudes

Fonte :  Freepik 

Imagem de Compra Certa: como se proteger do golpe líder em fraudes de 2022 no tecmundo

Nesta terça-feira (7), data em que marca mundialmente o Dia da Internet Segura, um estudo da OLX e do AllowMe revelou que o chamado “golpe da compra confirmada” cresceu 75% em relação ao ano anterior e liderou as fraudes no mercado digital no ano passado.  

A pesquisa analisou dados do mercado digital brasileiro entre janeiro e dezembro de 2022 em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online.

De acordo com o levantamento, o prejuízo produzido com golpes aplicados digitalmente chegou a quase R$ 551 milhões em 2022. Liderando o ranking como a categoria mais visada, os eletrônicos mostraram a seguinte ordem de preferência dos fraudadores: smartphones em primeiro lugar, com 45% (iPhones foram os preferidos); videogames em segundo, com 16% (principalmente PlayStation); e computadores em terceiro com 15%.

Fonte: Pexels/Reprodução.Fonte: Pexels/Reprodução.

Principais golpes e como se proteger

Compra Confirmada

O golpe da Compra Confirmada é uma variante digital do antigo golpe do Envelope Vazio. Com o aumento das transações bancárias virtuais, os fraudadores passaram a emitir comprovantes de depósito falsos. Geralmente, o golpista emite um depósito não concluído, com os dados da vítima, e o envia por email ou WhatsApp, para que o vendedor acredite que o dinheiro já está na conta.

Quando percebe o golpe, o pilantra já está com o produto e para imediatamente de responder às mensagens. 

Como se proteger: a orientação nesse caso é entregar o produto apenas depois de confirmar se o depósito foi creditado na sua conta bancária ou carteira digital. Mantenha as negociações nos chats das plataformas e acompanhe o seu status, evite conversas por aplicativos de mensagens, desconfie de emails que simulem comunicados das empresas. Para isso, veja se o domínio traz o nome correto da empresa depois da arroba (xxx@nomedaempresa). 

Fonte: Freepik/Reprodução.Fonte: Freepik/Reprodução.

Anúncio Falso

Anúncio Falso já é autoexplicativo: o fraudador anuncia um produto nas plataformas de compra e venda por um preço 40% a 50% mais barato do que o valor de mercado. Pensando estar fazendo um grande negócio, a vítima se apressa em fazer o pagamento e jamais recebe o produto.

Como se proteger: use as modalidades de compra garantida das plataformas, que permitem reaver o dinheiro pago nesse tipo de golpe. Se preferir negociar diretamente com o vendedor, só pague depois de receber o produto. Desconfie de preços muito abaixo dos valores de mercado e, em caso de suspeita de fraude, denuncie o anúncio às plataformas.

Roubo de Dados

Nessa modalidade, os fraudadores não estão vendendo nada, mas aproveitam a oportunidade para roubar dados pessoais e os vender ou usarem em futuros golpes. 

Como se proteger: nunca compartilhe número de celular, email, CPF e dados bancários com terceiros. Desconfie sempre de links enviados por email, converse apenas nos chats das plataformas.


Por JORGE MARIN

Especialista em Redator


Veja também


Fontes