menu
Tecmundo
Segurança

Xiaomi revela novo padrão de segurança para dispositivos IoT

O padrão 2.0 permitirá que a Xiaomi disponibilize produtos com maior segurança e privacidade

Avatar do(a) autor(a): Lucas Vinicius Santos

21/01/2022, às 19:00

Xiaomi revela novo padrão de segurança para dispositivos IoT

Fonte:  Xiaomi 

Imagem de Xiaomi revela novo padrão de segurança para dispositivos IoT no tecmundo

A Xiaomi revelou as novas diretrizes que definem requisitos de hardware, software e métodos de comunicação em dispositivos com o conceito de Internet das Coisas (IoT) da marca. O padrão 2.0 estabelece algumas regras de segurança e privacidade que todos os dispositivos da Xiaomi devem seguir.

As novas orientações incluem segurança de comunicação, autenticação e controle de acesso, inicialização segura, exclusão de dados, entre outras novidades. Inclusive, a Xiaomi disse que as novas diretrizes também foram projetadas para serem usadas por outras empresas e, assim, garantir que os consumidores permaneçam seguros.

Até o momento, não existe um padrão de segurança global que esteja sendo implementado publicamente pelas fabricantes de aparelhos IoT. Com isso, os dispositivos conectados acabam ficando expostos e frequentemente viram alvo de ataques de hackers.

Xiaomi mais segura

Apesar de não ser reconhecida pela segurança e privacidade dos seus dispositivos, a companhia chinesa criou o Mesh System AX3000 e recebeu o certificado IoT Kitemark da British Standard Institution (BSI), conhecida por certificar apenas produtos IoT verdadeiramente seguros. A Xiaomi também já havia recebido a certificação nos produtos Mi 360° Home Security Camera 2K e no aplicativo Xiaomi Home.

Mesh System AX3000Mesh System AX3000

“Os dispositivos conectados podem trazer enormes benefícios para a sociedade, mas é imperativo que sua função e segurança possam ser confiáveis durante toda a vida útil do dispositivo. Ao alcançar o Kitemark para dispositivos IoT em seu produto e ter seus sistemas testados e monitorados de forma regular e independente, a Xiaomi está demonstrando aos consumidores seu compromisso com a proteção das informações. Parabéns à equipe da Xiaomi por esta conquista”, disse o diretor de certificação de produtos digitais e conectados da BSI Global, David Mudd.

A segurança relacionada aos dispositivos IoT está se tornando uma preocupação no mundo, já que milhões de consumidores estão colocando aparelhos inteligentes em suas casas. Inclusive, a expectativa é que, cada vez mais, casas ao redor do mundo se conectem com dispositivos de Internet das Coisas.

Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.



Avatar do(a) autor(a): Lucas Vinicius Santos

Lucas Vinicius Santos

Especialista em Redator

Lucas Guimarães escreve sobre ciência e tecnologia há mais de dez anos.

star

Continue por aqui