Bug no Apple Pay pode afetar cartões Visa cadastrados

Por André Luiz Dias Gonçalves

30/09/2021 - 09:301 min de leitura

Bug no Apple Pay pode afetar cartões Visa cadastrados

Fonte :  Unsplash 

Imagem de Bug no Apple Pay pode afetar cartões Visa cadastrados no tecmundo

Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Pesquisadores das universidades de Birmingham e Surrey, ambas no Reino Unido, descobriram uma falha de segurança no Apple Pay que pode permitir a realização de pagamentos não autorizados mesmo com o iPhone bloqueado. Conforme relatou a BBC nessa quarta-feira (29), o problema afeta apenas os cartões Visa cadastrados.

Simulando um ataque, especialistas dos departamentos de Ciência da Computação das instituições de ensino conseguiram fazer um pagamento fraudulento sem desbloquear o celular e autorizar a transação. Na ação, eles usaram um equipamento de rádio, um smartphone Android e um terminal de pagamento.

A vulnerabilidade em questão é limitada aos cartões Visa configurados na carteira virtual com a função Transporte Público Expresso, que permite fazer pagamentos sem contato com o iPhone bloqueado em lugares como estações de metrô. O rádio funcionou como o leitor da catraca, enquanto um app no celular Android transmitiu os dados para o terminal.

A vulnerabilidade permite realizar pagamentos ilimitados, resultando em grandes prejuízos.A vulnerabilidade permite realizar pagamentos ilimitados, resultando em grandes prejuízos.

De acordo com os pesquisadores, o ataque é possível “devido a uma combinação de falhas no sistema Apple Pay Visa”. O mesmo tipo de fraude não seria executada em cartões Mastercard nem em outras plataformas, como a carteira virtual da Samsung e o Google Pay, mesmo que nelas estivessem cadastrados os cartões da Visa.

Vulnerabilidade permanece ativa

Os responsáveis pela descoberta disseram ter relatado o bug à Maçã e à Visa “meses atrás”, mas nenhuma delas corrigiu a falha até agora. Eles afirmam que apesar do alto grau de complexidade técnica, ataques desse tipo podem se tornar um sério problema em alguns anos.

À publicação, a Apple explicou que a vulnerabilidade está no sistema Visa. Já a instituição financeira comentou que fraudes como essa são “impraticáveis” no mundo real e garantiu aos usuários a segurança da ferramenta.

Em um caso improvável de exploração do bug, a empresa reiterou que os portadores de cartões da bandeira estão protegidos pela política de responsabilidade zero da companhia.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também


Fontes