Golpe de Dia dos Namorados promete perfume da marca O Boticário

Por Camilla Silva

11/06/2020 - 06:301 min de leitura

Golpe de Dia dos Namorados promete perfume da marca O Boticário

Fonte :  dfndr lab/Reprodução 

Imagem de Golpe de Dia dos Namorados promete perfume da marca O Boticário no tecmundo

Um novo golpe no WhatsApp tem usado a marca O Boticário para disseminar falsas promoções do Dia dos Namorados. A ação foi analisada por especialistas da dfndr lab, divisão de segurança digital da PSafe, os quais identificaram a veiculação de 10 links falsos em apenas sete dias de operação, quantidade suficiente para gerar 39 mil vítimas de várias parte do Brasil.

A campanha atrai o público por meio da promessa de envio de um perfume masculino ou feminino de O Boticário. Mas, para ganhá-lo, é preciso fornecer dados pessoais e, em seguida, compartilhar uma URL maliciosa com outras cinco pessoas. Para reforçar a “veracidade”, os materiais contêm imagens e comentários de contemplados fictícios, além de sistema que faz menção ao nome dos alvos.

Captura de tela de banners de falsas promoções com a marca O BoticárioCaptura de tela de banners de falsas promoções com a marca O Boticário

“O cibercriminoso condiciona a vítima a pensar que ela precisa seguir todos os passos para supostamente receber o prêmio. Com isso, ele aproveita da boa-fé da vítima para torná-la um vetor de disseminação do golpe”, destacou Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Esse formato de crime tem o objetivo de utilizar as informações levantadas para invadir contas bancárias, e-mail e/ou serviços. Ainda podem ser exploradas em solicitação de assinaturas e compras por meio de criação ou venda de cadastros sem consentimento dos donos oficiais.

Materiais promocionais usam comentários e fotos de falsos ganhadoresMateriais promocionais usam comentários e fotos de falsos ganhadores

Como evitar tentativas de golpe no WhatsApp

Para não cair nesse tipo de golpe, evite tocar em links embutidos em banners ou compartilhados em mensagens do WhatsApp e redes sociais, mesmo que venham de contatos conhecidos. Além disso, procure em sites oficiais de marcas e empresas a existência de promoções ativas.

Use também ferramentas especializadas, como apps detectores de phishing e analisadores de links, como o próprio dfndr lab. Por fim, não forneça seus dados cadastrais a pessoas ou empresas que não consigam comprovar sua procedência.



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