Dark Nexus: botnet capaz de infectar milhões se espalha pelo mundo

Por Ramalho Lima

13/04/2020 - 05:232 min de leitura

Dark Nexus: botnet capaz de infectar milhões se espalha pelo mundo

Fonte :  Bitdefender 

Imagem de Dark Nexus: botnet capaz de infectar milhões se espalha pelo mundo no tecmundo

Pesquisadores da Bitdefender descobriram um novo botnet que está ativo desde dezembro de 2019, pode ser executado em equipamentos rodando em 12 arquiteturas de CPUs diferentes e já infectou mais de mil dispositivos em todo o mundo. De acordo com a companhia, a Dark Nexus, como a botnet tem sido chamada, é capaz de infectar milhões de dispositivos IoT comuns, como gravadores de vídeos, câmeras térmicas e roteadores.

O código de inicialização do Dark Nexus é parecido ao do notório Qbot, e a “maneira como alguns de seus módulos foram desenvolvidos o torna significativamente mais potente e robusto”, disseram os pesquisadores. De dezembro de 2019 a março de 2020, o Dark Nexus já passou por quase 40 atualizações, se tornando cada vez mais poderosos e eficiente.

Distribuição global do botnet Dark Nexus. (Fonte: Bitdefender)Distribuição global do botnet Dark Nexus. (Fonte: Bitdefender)

Ataques DDoS

O principal objetivo do Dark Nexus é distribuir ataques DDoS (ataques de negação de serviço), que geram tráfego indesejado para inutilizar sites e serviços online, como quando eles recebem uma quantidade de acessos acima do que podem suportar e acabam saindo do ar. Mas essa botnet ainda é usada para espalhar vários tipos de malwares pela internet.

Com amplo poder de infecção, ela usa o preenchimento de credenciais do Telnet e explorações criadas para acessar inúmeras vulnerabilidades de segurança ao mesmo tempo, podendo atingir uma imensa lista de modelos de roteadores, incluindo marcas como a D-Link, Asus e Dasan Zhone.

A botnet ainda pode ser executada sem a necessidade de reinicialização, o que faz com que sua execução não sofra interrupções durante os ataques.

A equipe da Bitdefender descobriu que o Dark Nexus pode ter sido criado por “geek.Helios”, um conhecido desenvolvedor de botnets que anuncia e vende serviços DDoS e código de botnet desde 2017.

O que podemos fazer?

Segundo os especialistas na área de segurança digital, uma forma simples de tornarmos nossos equipamentos um pouco mais seguros é trocando o usuário (administrador) e senha de acesso às configurações do roteador e desativando o acesso remoto pela internet (em nossos PCs).


Por Ramalho Lima

Especialista em Redator

Fã de tecnologia desde criança. Ex-early adopter (tá bom, de vez em quando ainda acontece). Curto música, Android e Linux. Um bom aspirador robô pode mudar sua vida.


Veja também