Facebook e Instagram podem ganhar versão paga sem anúncios em breve

Por Igor Almenara Carneiro

03/10/2023 - 03:452 min de leitura

Facebook e Instagram podem ganhar versão paga sem anúncios em breve

Fonte :  Unsplash 

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A Meta pode oferecer uma assinatura para usar o Instagram e o Facebook sem anúncios na Europa, mas o pacote ainda não tem nome ou preço definido. As informações são do The Wall Street Journal.

O pacote custaria cerca de 10 euros (R$ 53, em conversão direta) no desktop e mais 6 euros (R$ 32) para cada conta adicional. No celular, a assinatura seria mais cara, custando 13 euros (R$ 69,50), para compensar a comissão cobrada pelas lojas de aplicativos App Store e Play Store.

Assinatura da Meta permitiria usar o Facebook e o Instagram sem anúncios.Assinatura da Meta permitiria usar o Facebook e o Instagram sem anúncios.

Atualmente, o pacote é batizado como "Assinatura livre de anúncios" (SNA, na sigla em inglês). A proposta foi apresentada para reguladores de privacidade da Europa e, dependendo do parecer da entidade, pode ser lançada para usuários da região.

Assim, consumidores teriam duas opções: usar o Facebook e o Instagram por um valor mensal, mas totalmente livre de rastreamento e direcionamento de anúncios, ou acessar as plataformas com publicidade direcionada.

A assinatura pode ser exclusiva da Europa?

É possível que a nova assinatura da Meta seja lançada exclusivamente na Europa. O projeto parece ser uma solução voltada para atender a legislação local, ao oferecer aos usuários a opção de proteger os próprios dados, mas ainda utilizar a plataforma como sempre.

Por enquanto, não está claro quais são os planos da Meta, tampouco se a ideia atende as demandas das autoridades europeias.

Outras redes também exploram a ideia

Na segunda-feira (2), foi descoberto que o TikTok também prepara uma assinatura para tirar anúncios do aplicativo. Neste caso, a assinatura custaria US$ 4,99 (R$ 25, aproximadamente) e seria lançada nos Estados Unidos.

O projeto do TikTok ainda não foi oficialmente apresentado, então pode ser apenas um teste temporário. Além disso, o preço definido pode não ser o final.

O X, antigo Twitter, ainda não oferece nenhuma alternativa com esse mesmo recurso, mas a assinatura X Premium promete tirar "metade da publicidade" do feed.

Por fim, há o YouTube Premium. A assinatura da plataforma do Google tira todos os anúncios que interrompem vídeos em todos os dispositivos logados na conta pagante.


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


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