Coluna: a Sony deu aula de como não fazer uma conferência com o PS4 Pro

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

07/09/2016 - 14:383 min de leitura

Coluna: a Sony deu aula de como não fazer uma conferência com o PS4 Pro

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Atenção: Este é um artigo pessoal e as opiniões desta matéria não necessariamente refletem a opinião do TecMundo Games.

Nesta quarta-feira (7), a ansiedade dos fãs estava alta. A Sony revelou durante o evento PlayStation Meeting — com cobertura ao vivo e completa do TecMundo — os novos consoles PlayStation 4 Slim e PlayStation 4 Pro. Para o público brasileiro, foi ainda melhor: é feriado de Dia da Independência e deu para acompanhar tudo em tempo real. Mas será que compensou toda essa expectativa?

A conferência durou 45 minutos ao todo e exibiu de fato os dois consoles, alguns trailers e novas informações. Só que a Sony parece não ter acertado o tom do evento, que foi bastante criticado por quem assistia e até virou piada em alguns momentos. Antes das críticas, que fique claro: os consoles são de qualidade e os games de fato ficaram deslumbrantes em HDR e 4K. O problema é que o evento de anúncio deles, tanto em forma quanto em conteúdo, foi problemático. E isso pode comprometer a imagem dos produtos, que foram anunciados sob uma perspectiva que talvez não seja a mais correta.

Os consoles são de qualidade e os games ficam deslumbrantes em HDR e 4K. O problema é que o evento de anúncio, tanto em forma quanto em conteúdo, foi problemático

Ânimo, pessoal!

O mercado está sendo revolucionado com a chegada de consoles dessa "meia geração", com o PS4 Pro e o Xbox Scorpio sendo versões tunadas dos atuais aparelhos. O momento é grande. É para ser comemorado. Enaltecido com vibração. Só faltou avisar a equipe.

Chefão da Sony Interactive Entertainment, Andrew House era o mais animado da conferência. Mas até ele falou os textos com um tom único, sem a empolgação que o momento pedia. E o engenheiro Mark Cerny, que é o cabeça da arquitetura do sistema do PS4 Pro (e um grande profissional, diga-se de passagem), usou uma linguagem técnica demais e não possuía grande desenvoltura para o palco, deixando a fala arrastada, por mais importante que fosse.

undefinedMark Cerny.

E parece até que faltou organização: em determinado momento, quando o presidente da Activision subiu ao palco, o microfone dele ficou desligado — e o áudio que saiu era o da cabine de transmissão, inclusive com alguém avisando "O microfone dele não tá ligado!". Claro que virou piada.

A desorganização da Sony fica ainda mais evidente quando comparamos o evento com a revelação dos novos produtos da Apple, que aconteceu horas antes. Os novos iPhone 7 e 7 Plus, o Apple Watch Series 2 e o jogo Super Mario Run foram apresentados de forma dinâmica, com vídeos institucionais dados, gameplays, uma apresentação bem preparada e de bastante conteúdo — tudo em um ritmo bem mais cadenciado e com o dobro da duração.

Como vender o PS4 Pro?

Outro desafio que a Sony não foi capaz de superar é a venda do seu produto. Ao apresentar o console somente como um aparelho preparado para HDR e 4K, ele afasta uma grande parcela dos consumidores que nem sequer possuem um televisor compatível — algo que deve ser bem mais impactante em países como o Brasil, onde esses produtos são ainda inacessíveis para boa parte do consumidor. Era preciso também focar no software, no processamento mais fluido, em eventuais funções adicionais que o PS4 tradicional não possui e até no preço, que é menor do que muita gente esperava (e deve ser menor que o do Scorpio, inclusive).

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Até a escolha do nome é um pouco questionável: "Pro" remete a algo profissional, corporativo, pouco acessível, mais complexo. "Neo" ou até "4K" talvez vendessem melhor o peixe. Nesse caso, até o PS4 Slim foi melhor divulgado, embora tenha recebido pouco tempo de atenção: ele é de fato menor, mais leve, mais barato e econômico em energia. Só que foi revelado às pressas.

Era preciso focar no software, no processamento fluido, em eventuais funções adicionais que o PS4 tradicional não tem e até no preço, menor do que muita gente esperava

E a Sony parece que estava correndo contra o relógio: apesar de passar um bom tempo explicando como o 4K e o HDR fazem a diferença (algo necessário, é verdade), House deixou de lado vários anúncios que a empresa fez "nos bastidores": a nova PlayStation Camera, o novo PlayStation Wireless Headset e até alguns gameplays comparativos só foram postados sem alarde nos canais oficiais da marca ou acabaram exibidos para quem estava presente no evento.

undefinedUncharted 4: A Thief's End com e sem HDR: só viu quem estava lá.

Pode ter certeza de que a Microsoft vai estudar bastante a conferência para não repetir os mesmos erros e soltar várias indiretas com o Xbox Scorpio. Um tweet sobre o Xbox One S já deu a entender que a guerra vai ser boa — e o consumidor só vai ter a ganhar com essa disputa.

Calma que ainda não acabou

A Tokyo Game Show está batendo na porta (de 15 a 18 de setembro) e logo devemos ter a confirmação de mais uma PlayStation Experience (possivelmente em dezembro) com conteúdos de games, PS4 Pro, PS VR e mais.

A Sony já mostrou várias vezes que sabe fazer conferências e as mais recentes apresentações dela na E3, que foram de tirar o chapéu, são a prova viva disso. Só que a apresentação de hardwares precisa melhorar enquanto é tempo — com o risco de manchar a imagem dos próprios produtos por conta de uma primeira impressão nem tão boa assim.

Via TecMundo Games


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


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