menu
Tecmundo
Produto

Celular clássico Nokia 2300 ganhará versão modernizada pela HMD Global

Aparelho básico apenas para chamadas e SMS terá design repaginado e poucas funções adicionais

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

14/10/2024, às 09:15

Celular clássico Nokia 2300 ganhará versão modernizada pela HMD Global

Fonte:  Mobile Phone Museum 

Imagem de Celular clássico Nokia 2300 ganhará versão modernizada pela HMD Global no tecmundo

A fabricante HMD Global, atual responsável pela licença da marca Nokia em celulares, vai lançar uma versão repaginada de um modelo icônico da marca. O novo aparelho que receberá esse tratamento é o Nokia 2300.

A companhia ainda não confirmou oficialmente a informação, mas um perfil que costuma vazar dispositivos antecipadamente na rede social X publicou uma imagem da nova versão. 

— HMD_MEME'S (@smashx_60) October 8, 2024

A foto traz um aparelho predominantemente branco, mas com detalhes em tons de roxo e lilás. O design do dispositivo é compacto, muito similar à versão especial do Nokia 3310 que inaugurou essa linha de "remakes". O último lançamento dessa família de clássicos repaginados foi o Nokia 3210, de maio deste ano.

Em relação ao modelo original, que trazia um teclado numérico em um formato pouco convencional, a HMD Global optou por um visual que ao mesmo tempo homenageia e atualiza o design.

O novo e o velho Nokia 2300

Especificações técnicas vazadas indicam que ele terá uma tela de 2,4 polegadas e uma câmera QVGA, além de apenas 4 MB de espaço interno de armazenamento e uma bateria de 1.000 mAh.

A ideia é que o novo Nokia 2300 seja uma versão levemente melhorada de um feature phone, um celular "não inteligente" e com menos distrações que o aparelho convencional. Até por isso, ele é de fato focado nas tarefas originais desse tipo de dispositivo, que é lidar com chamadas e mensagens de texto.

O Nokia 2300 original em duas cores.O Nokia 2300 original em duas cores.

O Nokia 2300 foi lançado originalmente na segunda metade de 2003 e foi popular especificamente em mercados como China, Índia e Rússia. Ele trazia algumas tecnologias que estavam em suas fases iniciais na época, como tons de chamada polifônicos, rádio FM e uma seleção de jogos mais elaborados.

Disponível nas cores cinza e branca (com o teclado colorido igual a reimaginação), ele era voltado para o público jovem e quem desejava um aparelho com uma bateria de longa duração.



Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.