O futuro chegou: Nike lança em novembro tênis que se amarram sozinhos

Por Felipe Gugelmin Valente

21/09/2016 - 05:341 min de leitura

Fonte : Wired/YouTube

A Nike anunciou nesta quarta-feira (21) que finalmente vai realizar o sonho de muitos fãs da franquia “De Volta para o Futuro”. A partir do dia 28 de novembro deste ano, a empresa vai oferecer a “experimentação e a compra” de um novo modelo de tênis cujos cadarços se ajustam automaticamente mediante o pressionamento de um botão — cujo nome oficial é HyperAdapt.

A companhia deve oferecer os novos calçados somente em algumas de suas lojas espalhadas pelos Estados Unidos em um momento inicial. Embora o preço cobrado pela novidade ainda não tenha sido divulgado, tudo leva a crer que as cifras praticadas devem ser bastante proibitivas para a maioria dos consumidores.

Cada unidade do calçado é equipada com um sistema de cabos internos construídos com um material semelhante a linhas de pesca e um sensor de pressão em sua sola. Quando você coloca o pé dentro do tênis, os cabos são ajustados usando como base uma “equação algorítmica de pressão”, sendo que é possível realizar ajustes manuais usando botões laterais.

undefinedA novidade chega aos Estados Unidos em novembro

Uma característica interessante dos tênis é o fato de que eles têm que ser recarregados frequentemente — um LED próximo à sola indica quando os cadarços estão sendo ajustados e quando a bateria está próxima do fim. Cada carga garante duas semanas de uso contínuo, e a Nike oferece um sistema de clipes magnéticos para os compradores realizarem a recarga — processo que leva 3 horas para ser finalizado.

O lançamento do produto marca o fim de uma série de “teasers” divulgados pela Nike nos últimos anos. Em 2011, ela chegou a lançar réplicas dos tênis que aparecem em “De Volta para o Futuro”, mas eles ainda precisavam ser amarrados da maneira tradicional. Uma versão definitiva do produto só foi confirmada em março deste ano, quando a companhia anunciou sua intenção de oferecê-lo para o grande público.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também