Tesla: anúncio de recurso de direção automática foi encenado

Por Luiz Paulo Charleaux

19/01/2023 - 03:382 min de leitura

Tesla: anúncio de recurso de direção automática foi encenado

Fonte :  Tesla/Divulgação 

Imagem de Tesla: anúncio de recurso de direção automática foi encenado no tecmundo

Um anúncio do recurso Full Self-Driving (FSD) promovido pela Tesla em 2016 foi encenado, revelou o diretor de software Ashok Elluswamy. Em um artigo da Reuters, o engenheiro afirmou que o carro de teste bateu em uma cerca do estacionamento da montadora.

Segundo o especialista, o acidente ocorreu quando o veículo tentava estacionar sozinho. Então, o software de direção autônoma foi desligado e os motoristas assumiram o controle do carro durante as gravações.

Propaganda da Tesla mostrou funções que ainda não estavam disponíveis.Propaganda da Tesla mostrou funções que ainda não estavam disponíveis.

Na época, Elon Musk, CEO da Tesla, usou o Twitter para divulgar o vídeo em questão. O executivo menciona que “a pessoa no banco do motorista está lá apenas por motivos legais, mas o carro está dirigindo sozinho”.

Durante o anúncio, a montadora cita que a tecnologia FSD permite que “carros dirijam sozinhos em ruas, rodovias e encontrem uma vaga para estacionar”. O promocional ainda mostra o veículo reconhecendo os sinais de semáforos, recurso que ainda não estava disponível em 2016.

Segundo Elluswamy, a Tesla usou um mapeamento 3D para criar um percurso predeterminado apenas para as gravações do comercial. Então, após o acidente no estacionamento, foi necessário o uso de motoristas.

“A intenção do vídeo não era retratar com precisão o que estava disponível aos clientes em 2016, mas mostrar o que era possível incorporar ao sistema”, disse o engenheiro durante um depoimento usado como prova em uma ação contra a montadora após um acidente fatal em 2018.

O recurso de assistência Autopilot da Tesla foi anunciado em 2014.O recurso de assistência Autopilot da Tesla foi anunciado em 2014.

História do Autopilot da Tesla

Lançado em 2014, o Autopilot da Tesla é um recurso de assistência de direção ao motorista. Atualmente, o software permite que o carro dirija em áreas urbanas e rodovias dentro da própria faixa.

Em 2016, a montadora anunciou o Full Self-Driving como um complemento do Autopilot. Ainda em fase beta, o recurso permite que o carro mude de faixa, reconheça sinais semafóricos e estacione sozinho.

Devido aos atrasos na entrega da versão final do software e aos diversos acidentes – sendo alguns fatais –, a Tesla já recebeu vários processos de motoristas. Bem como, a fabricante já assumiu que a tecnologia ainda possui falhas.

Veja também