'Carro-moto elétrico'; versátil como uma moto, seguro como carro

Por Ramalho Lima

02/09/2020 - 02:002 min de leitura

'Carro-moto elétrico'; versátil como uma moto, seguro como carro

Fonte :  Canyon/Divulgação 

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A companhia alemã Canyon anunciou seu novo conceito de veículo híbrido elétrico, que funciona como motocicleta e como carro ao mesmo tempo. A ideia está longe de ser nova, mas, ao contrário de outras abordagens, esta teve foco no desenvolvimento, e pode, pela primeira vez, revolucionar o setor de veículos ao juntar o conforto e segurança de um carro e a versatilidade e agilidade de uma moto em um único produto.

Conceito já foi explorado e não deu certo

Desde a década de 1980, empresas tentam criar veículos que possam driblar os problemas do trânsito em cidades grandes e superpopulosas, mas, até agora, nenhuma delas foi capaz de trazer uma solução definitiva.

Conceito de veículo híbrido da Canyon.Conceito de veículo híbrido da Canyon.

Bicicletas com assento reclinado continuam dependendo inteiramente do piloto para se movimentar. Scooters com espaço extra, mas abertas, não servem a usuários em dias tipicamente chuvosos, enquanto scooters fechadas com velocidade limitada, não permitem o tráfego em todo tipo de estrada.

Alto potencial

O veículo da Canyon foi desenvolvido com o objetivo de atender às necessidades de motoristas que vivem em grandes cidades, mas com foco nos problemas de trânsito atuais e futuros, além de ter sido impulsionada pela mudança de rotina causada pela pandemia do novo coronavírus.

Tem até teto retrátil.

O veículo é elétrico e, por isso, não emite dióxido de carbono. Concebido para ser uma “motocicleta”, o veículo é compacto e tem assento reclinado. Mesmo assim, ainda conta com um espaço extra, que pode acomodar uma criança ou certa quantidade de bagagem.

O chassi é totalmente fechado, o que o torna útil mesmo em dias chuvosos. O teto retrátil ainda permite que o piloto tenha e mesma sensação de liberdade, como se estivesse em uma moto comum.

Veículo pretende ser versátil e útil para todas as ocasiões.Veículo pretende ser versátil e útil para todas as ocasiões.

O ponto chave do veículo é seu motor elétrico, que tem dois limites de velocidade: 60 km/h (para rodovias) e 25 km/h (ideal para ciclovias). Totalmente carregada, a bateria tem autonomia para até 150 km, o que pode ser estendido caso o piloto use os pedais para recarregar o veículo.

A companhia pretende começar a testar o veículo daqui a três anos, e lançá-lo no mercado em no máximo cinco anos, por um valor não superior a € 7.000.


Por Ramalho Lima

Especialista em Redator

Fã de tecnologia desde criança. Ex-early adopter (tá bom, de vez em quando ainda acontece). Curto música, Android e Linux. Um bom aspirador robô pode mudar sua vida.


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