Sem alarde, Netflix apaga coleção de filmes palestinos do catálogo do streaming
04/11/2024 - 19:50•2 min de leitura
Fonte : Divulgação/Netflix
Anunciada em 2021 pela Netflix, a coletânea de 32 filmes feitos por cineastas palestinos ou que contavam histórias sobre a região foi praticamente eliminada do catálogo do serviço sem nenhum aviso prévio. Após apagar pelo menos 24 filmes pertencentes a ela de seu catálogo, a plataforma de streaming restringiu a única obra o catálogo da coleção disponível nos Estados Unidos.
Quem acessa o streaming no país atualmente só tem acesso ao documentário “Ibrahim: um destino a ser traçado”, produzido por Lina Al Bed em 2019. Já quem usa o serviço com um endereço eletrônico de Israel não somente não consegue ver a coletânea, como não existe qualquer indício de que a iniciativa “Histórias Palestinas” tenha acontecido.
A situação faz com que a Netflix esteja sendo acusada de colaborar com o apagamento de vozes palestinas diante dos conflitos que marcam a região há mais de um ano. Após o Hamas realizar um grande ataque no dia 7 de outubro de 2023, Israel desde então tem realizado vários ataques e bombardeios frequentes, especialmente na região da Faixa de Gaza.
Netflix afirma que fim da coleção é “procedimento padrão”
No Brasil, embora a página dedicada às Histórias Palestinas ainda exista, ela também acabou sendo esvaziada de seu conteúdo original. Por aqui, a única obra que ainda consta na coleção é A 200 Metros, filme que conta a história de uma família que não pode cruzar a fronteira do país por conta de problemas burocráticos.
Nos Estados Unidos, a decisão já está motivando protestos de assinantes e levando ao cancelamento de assinaturas, resultado do momento político delicado que a região vive. Em resposta, a Netflix afirma simplesmente que a decisão faz parte de seus procedimentos padrões, que envolvem a descontinuidade de licenças de várias séries e filmes.
Com a decisão, não somente o streaming apaga parte de sua história dedicada à Palestina, como também deixa de cumprir uma promessa que fez no passado. Embora tenha prometido que a coleção temática iria crescer com a passagem do tempo, o serviço nunca chegou a adicionar itens à sua seleção.
Quem está cancelando o serviço de assinatura também aponta que, em sentido contrário, ele não retirou do ar nenhuma produção relevante criada em Israel. Entre aquelas que permanecem no streaming está a série Fauda, que já gerou críticas dos defensores da causa palestina pela maneira racista e caricata como mostra os habitantes da região.
A produção, que está disponível no Brasil, também gera críticas por ter como temática as ações do exército israelense. Durante as quatro temporadas, a audiência pode ver seus protagonistas atacando civis palestinos, invadindo casas da população local e até mesmo realizando ataques em Gaza.
Entidade protesta decisão do streaming
Uma carta organizada pela Freedom Fordward e assinada por outras organizações pró-Palestina critica a decisão do streaming e pede que os filmes eliminados retornem à plataforma. Assassinada por Reed Hastings, Greg Peters e Ted Sarandos, ela afirma que a decisão ajuda a apagar histórias e narrativas da população do país.
“Esse apagamento das vozes palestinas pela Netflix acompanha muitas décadas lamentáveis de supressão das perspectivas e das narrativas palestinas no noticiário e nos veículos ocidentais de notícias e de entretenimento”, afirma o documento. Ele também lembra que, somente no último ano, o país perdeu 9% de sua população, com 186 mil mortes sendo registradas.
Conforme lembra o Intercept Brasil, essa não é a primeira vez que a coletânea Histórias Palestina gera polêmica. Na época em que a coletânea foi anunciada, a Netflix foi criticada pela organização sionista Im Tirtzu — mas respondeu afirmando que “acredita na liberdade artística” e estava investindo em histórias autênticas de todas as partes do mundo.
Especialista em Redator
Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.
Veja também
Minha Série é um canal de entretenimento do TecMundo. Trazemos novidades incríveis sobre séries e filmes que estão na hype em todo o mundo.
Loading...