O Problema dos 3 Corpos: por que série da Netflix revoltou chineses?

Por Felipe Gugelmin Valente

26/03/2024 - 06:302 min de leitura

O Problema dos 3 Corpos: por que série da Netflix revoltou chineses?

Fonte :

Imagem de O Problema dos 3 Corpos: por que série da Netflix revoltou chineses? no tecmundo

Lançada internacionalmente no dia 21 de março, a adaptação do livro O Problema dos 3 Corpos tem gerado revolta na China. Apesar de a Netflix ser barrada no país, a parte do público nacional que teve acesso à nova obra não ficou muito feliz com a maneira como certos eventos do passado são mostrados.

Uma das primeiras cenas da série acontece em 1966, época em que a Revolução Cultural liderada por Mao Tsé-tung se espalhava pelo país. A série mostra que o movimento teve diversos episódios violentos e já na cena inicial exibe a morte de um professor de física da universidade Tsinghua — evento testemunhado por sua filha, que vira uma figura central na série.

Segundo a CNN internacional, as cenas têm dividido opiniões entre os usuários da internet na China. Muitas pessoas com inclinações mais nacionalistas afirmam que O Problema dos 3 Corpos da Netflix tem como objetivo manchar a imagem do país, fazendo parte de uma grande campanha internacional liderada pelos Estados Unidos.

Ao mesmo tempo em que alguns afirmam que a plataforma está fazendo uma “tempestade em copo d’água” e exagerando os eventos da Revolução Cultural, outros comentaristas defenderam a adaptação. Eles argumentam que ela reflete bem a obra de Li Cixin, só trocando a ordem em que cenas violentas são mostradas.

O Problema dos 3 Corpos tem versão chinesa

Antes mesmo de O Problema dos 3 Corpos chamar a atenção da Netflix, a obra já havia sido adaptada dentro da China. Estrelada por nomes como Zhang Lu Yi, Yu He Wei, Chen Jin, Wang Zi Wen, Lin Yong Jian e Li Xiao Ran, a adaptação anterior do livro pode ser conferida gratuitamente na plataforma Rakuten Viki — clique aqui para acessar.

Lançada em 2023, a produção tem 30 episódios no total e traz uma narrativa bem próxima daquela mostrada pela Netflix. Ela mostra o detetive Shi Qiang (Yu He Wei) investigando as mortes suspeitas de vários pesquisadores, o que o leva a recrutar a ajuda do pesquisador Wang Miao (Zhang Lu Yi).

Juntos, eles descobrem a misteriosa organização ETO, liderada por Ye Wen Jie (Chen Jin), que se dedica a lutar contra uma invasão alienígena que deve acontecer em centenas de anos. Esse é o gatilho para iniciar uma aventura cujos resultados podem acabar decretando o destino de toda a humanidade.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também


Fontes

Minha Série é um canal de entretenimento do TecMundo. Trazemos novidades incríveis sobre séries e filmes que estão na hype em todo o mundo.