Login

O Diabo no Tribunal: conheça a história real por trás do documentário da Netflix

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

19/10/2023 - 04:302 min de leitura

O Diabo no Tribunal: conheça a história real por trás do documentário da Netflix

Fonte :  Netflix 

Imagem de O Diabo no Tribunal: conheça a história real por trás do documentário da Netflix no tecmundo

A plataforma de streaming Netflix adicionou nesta terça-feira (17) ao catálogo um novo documentário original em longa-metragem sobre um caso complexo e assustador.

Trata-se de O Diabo no Tribunal (The Devil on Trial), que narra um crime e um julgamento que aconteceram no começo da década de 1980 e mexeram com os Estados Unidos por causa da tese defendida pela defesa de um réu por assassinato.

Segundo a família e os advogados, o acusado estava possuído por um demônio quando cometeu o crime e, por isso, não deveria ser condenado a uma pena máxima — a primeira vez que esse argumento foi usado em um tribunal no país.

O Diabo no Tribunal realmente aconteceu?

O caso narrado pelo documentário da Netflix é uma história real, mas com peças faltando no quebra-cabeças. Em 1980, o jovem David Glatzel, de 11 anos, começou a manifestar um comportamento estranho, incluindo gritar xingamentos e blasfêmias. 

A família chamou os demonologistas Ed e Lorraine Warren, famosos por vários casos paranormais anteriores, que teria confirmado as suspeitas e chamado um sacerdote para realizar um exorcismo. Na sessão, a família próxima de David estava toda presente — incluindo Arne Cheyenne Johnson, o namorado da irmã do jovem.

O jovem David e os pais.O jovem David e os pais.

Meses depois do exorcismo, considerado bem sucedido pelos envolvidos, Arne assassinou o seu senhorio, Alan Bono. No depoimento, ele alegou que estava possuído quando cometeu o crime, em um caso que até hoje não foi totalmente explicado. Durante parte do julgamento, os advogados sustentaram essa argumentação.

O documentário da Netflix tem depoimentos inéditos de pessoas envolvidas, incluindo o próprio Arne, além de gravações caseiras — com fotos e áudios nunca antes mostrados ao público — e reconstituições com atores para recontar os eventos por trás do caso. 

"Existem pessoas que mentem. Mas eu sentei com o David, o Arne, o Alan e o Carl por horas a fio e a história nunca mudou. Eu acho que eles estão me contando a verdade — mas é a interpretação deles da verdade, em vez de ser um fato consolidado. Mas eles acreditam, e eu também acredito, que o que dizem é verdadeiro", diz o diretor do documentário, Chris Holt.

O caso ficou tão famoso que inspirou direta ou indiretamente obras de ficção de terror — em especial Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio, que traz os próprios Warren como protagonistas em uma versão ficcionalizada da história.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Fontes

Minha Série é um canal de entretenimento do TecMundo. Trazemos novidades incríveis sobre séries e filmes que estão na hype em todo o mundo.

Loading...