Login

Netflix e outros estúdios querem 'falir' roteiristas para vencer greve

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

12/07/2023 - 03:452 min de leitura

Netflix e outros estúdios querem 'falir' roteiristas para vencer greve

Fonte :  Divulgação/WGA 

Imagem de Netflix e outros estúdios querem "falir" roteiristas para vencer greve no tecmundo

A greve da Associação de Roteiristas da América (ou WGA, na sigla original em inglês) continua e não tem data para acabar. As negociações entre o sindicato e os principais estúdios de Hollywood parecem ter esfriado, o que pode ser uma decisão proposital de grandes estúdios e serviços de streaming, como Netflix e Warner, dona do HBO Max.

De acordo com o site Deadline, essa demora faz parte dos planos das corporações, que estão dispostas a esperar até que os escritores fiquem sem dinheiro e topem qualquer imposição realizada pelas companhias para voltar a trabalhar. A ideia seria vencer o movimento grevista "no cansaço".

Jogando baixo

Fontes ouvidas pela reportagem original sugeriram que os estúdios já se organizaram para que a greve dure até outubro de 2023. Este seria o limite para que a WGA não tenha mais recusos para brigar e os roteiristas comecem a ceder, aceitando até alguns dos termos mais polêmicos da mobilização.

"O ultimato é permitir que as coisas se arrastem até que membros do sindicato comecem a perder seus apartamentos e casas", disse um executivo ao Deadline na condição de anonimato. A fonte disse que essa medida pode parecer cruel, mas é "um mal necessário".

Um dos protestos diários realizados em frente aos prédios de estúdios.Um dos protestos diários realizados em frente aos prédios de estúdios.

Além disso, estúdios tradicionais ou de streaming como Warner Bros Discovery, Apple, Netflix, Amazon, Disney e Paramount acreditam que a atual greve é uma chance de "quebrar" a WGA. Com o fim da organização, os roteiristas seriam dispersados, o que reduziria as possibilidades de novas demandas conjuntas, ao menos em curto prazo.

Outra greve a caminho?

A atual greve de roteiristas foi iniciada em 2 de maio deste ano e já impactou a produção de diferentes filmes e séries. Os pedidos dos escritores incluem melhores condições de trabalho no streaming, renegociação salarial e regulamentação do uso de inteligência artificial na fase de roteirização.

Só que os estúdios podem não ter paz em outra frente de negociações: o sindicato dos atores e atrizes de Hollywood também está insatisfeito e pode iniciar uma greve própria nas próximas semanas.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Fontes

Minha Série é um canal de entretenimento do TecMundo. Trazemos novidades incríveis sobre séries e filmes que estão na hype em todo o mundo.

Loading...