O improvável aconteceu: Microsoft se junta à Linux Foundation

Por Felipe Gugelmin Valente

16/11/2016 - 11:221 min de leitura

Fonte :

Após construir um império baseado em softwares com códigos fechados, a Microsoft fez o que muitos consideravam improvável nesta quarta-feira (16); se tornou um membro Platinum da Linux Foundation. Segundo Jim Zemlin, diretor executivo da fundação, a decisão permite que a empresa “colabore de forma mais eficiente com a comunidade open source para entregar a mais pessoas experiências transformadoras na nuvem e no ambiente mobile”.

“Haverá alguma descrença, mas isso vai surgir de um grupo pequeno”, afirmou Zemlin ao TechCrunch. “Há um sentimento anti-establishment no open source. Isso é algo natural”, complementou. Segundo ele, a reação desconfiada é normal quando uma companhia grande decide começar a trabalhar com ferramentas de forma mais aberta, algo que não seria diferente com uma gigante como a Microsoft.

Há um sentimento anti-establishment no open source. Isso é algo natural

Embora a comunidade open source esteja receosa quanto às iniciativas recentes da organização, ela provou que consegue trabalhar nesse sistema com produtos como o Visual Studio Code e o .NET. Além de publicar repositórios de códigos-fonte atualizados com braços de desenvolvimento internos, a companhia também já desenvolveu ferramentas com o auxílio ativo de contribuidores externos e procurou o consenso da comunidade ao criar novos recursos.

Outra surpresa surgida nesta quarta-feira é o fato de que a Google se juntou à .NET Foundation, algo estranho quando levamos em consideração o grande apoio da empresa ao Java. Ao que tudo indica, o movimento tem como objetivo trazer à Google Cloud Platform o suporte à tecnologia, que é bastante usada pelo meio corporativo.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também