Cofundador da OpenAI abre startup focada em criar uma IA mais segura

Por Igor Almenara Carneiro

24/06/2024 - 07:301 min de leitura

Cofundador da OpenAI abre startup focada em criar uma IA mais segura

Fonte :

Imagem de Cofundador da OpenAI abre startup focada em criar uma IA mais segura no tecmundo

Um dos cofundadores da OpenAI abriu uma nova empresa focada em inteligência artificial. O ex-cientista-chefe da empresa comandada por Sam Altman, Ilya Sutskever, fundou a Safe Superintelligence Inc. (SSI), startup focada no desenvolvimento de uma IA avançada, mas pautada em segurança.

A empresa foi formalmente apresentada na última terça-feira (19) em uma curta carta de apresentação publicado no site da startup (ssi.inc). "Construir uma superinteligência segura (SSI) é o problema técnico mais importante do nosso tempo", pontuam os fundadores no texto.

Segundo o artigo de apresentação, a missão da SSI é desenvolver uma superinteligência segura, mas de alta utilidade.

"Abordamos a segurança e as capacidades em conjunto, como problemas técnicos a serem resolvidos através de engenharia revolucionária e avanços científicos. Planejamos avançar as capacidades o mais rápido possível garantindo que nossa segurança esteja sempre à frente", explicam no comunicado.

A estratégia da SSI é eliminar as distrações "por sobrecarga de gerenciamento" ou ciclo de produtos. O modelo de negócios da companhia busca entregar segurança, confiabilidade e progresso sem as pressões comerciais de curto prazo.

A SSI é liderada por Ilya Sutskever, Daniel Gross e Daniel Levy. A startup tem escritórios em Palo Alto, cidade da Califórnia, Estados Unidos, e Tel Aviv, cidade de Israel.

No texto, a empresa não mencionou os nomes de outros membros da companhia, mas menciona que será algo enxuta e composta pelos "melhores engenheiros e pesquisadores do mundo". O artigo também convida pessoas interessadas a participar do projeto.

Veja também


Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.