Adobe é processada nos EUA por dificultar cancelamentos de serviços

Por André Luiz Dias Gonçalves

18/06/2024 - 09:152 min de leitura

Adobe é processada nos EUA por dificultar cancelamentos de serviços

Fonte :  Unsplash 

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A Adobe está sendo processada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos por ocultar taxas de rescisão de contratos e dificultar o cancelamento de assinaturas de serviços relacionados a programas como Photoshop e Illustrator, entre outros. A ação foi iniciada na segunda-feira (17).

De acordo com a denúncia feita pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC), a empresa não divulga de maneira adequada os termos do plano anual pago mensalmente, escondendo-os sob “letras miúdas e atrás de caixas de texto e hiperlinks opcionais”. Dessa forma, o consumidor pode não ficar sabendo da existência da taxa de rescisão antecipada.

Consumidores americanos reclamam da dificuldade para cancelar as assinaturas oferecidas pela Adobe.Consumidores americanos reclamam da dificuldade para cancelar as assinaturas oferecidas pela Adobe.

O cliente também enfrenta um processo “oneroso e complicado” quando tenta cancelar a assinatura, sendo obrigado a passar por várias páginas e pop-ups. Ainda conforme o órgão, o usuário acaba sendo encorajado a desistir de encerrar o contrato ao ficar sabendo da tarifa que pode chegar a custar centenas de dólares.

Problemas semelhantes também estariam acontecendo durante as tentativas de finalizar a assinatura por meio do telefone ou chat, segundo o FTC. Nesses casos, tanto a ligação quanto o bate-papo são desconectados e o usuário precisa repetir todo o processo quando retorna, violando as leis de proteção ao consumidor.

O outro lado

Em nota divulgada no seu site, a companhia afirmou ser transparente em relação aos termos dos contratos dos serviços oferecidos, e, que permite aos clientes escolher os planos mais adequados às suas necessidades. A marca responsável pelo Premiere Pro também negou que o processo de cancelamento seja complicado.

“Nossa prioridade é sempre garantir que nossos clientes tenham uma experiência positiva. Somos transparentes com os termos e condições dos nossos contratos de assinatura e temos um processo de cancelamento simples. Refutaremos as reivindicações da FTC em tribunal”, diz o comunicado assinado pelo vice-presidente executivo da Adobe, Dana Rao.

O governo dos EUA começou a investigar as supostas violações cometidas pela empresa no final do ano passado. No processo, as autoridades pedem que a Adobe pare com as práticas e pague indenizações aos consumidores que se sentiram prejudicados.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


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