Samsung perdendo liderança em dobráveis: rivais agora têm modelos melhores?

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

13/03/2024 - 05:453 min de leitura

Samsung perdendo liderança em dobráveis: rivais agora têm modelos melhores?

Fonte :  Google/Divulgação 

Imagem de Samsung perdendo liderança em dobráveis: rivais agora têm modelos melhores? no tecmundo

O mercado de smartphones dobráveis está prestes a passar por uma mudança importante. De acordo com um relatório da Counterpoint Research, a fabricante Samsung possivelmente será ultrapassada como líder no setor.

A alteração deve acontecer ao final do primeiro trimestre de 2024, com a Huawei assumindo a primeira colocação e confirmando a ótima fase atual. As marcas Motorola e Honor também estão em alta com seus modelos dobráveis, enquanto Oppo, OnePlus, Vivo e Google seguem sem ameaçar as concorrentes.

A possível ultrapassagem da Huawei (em cinza) sobre a Samsung (em vermelho).A possível ultrapassagem da Huawei (em cinza) sobre a Samsung (em vermelho).

A mudança levanta um sinal de alerta para a fabricante sul-coreana: após anos de domínio isolado, ela perdeu a liderança no mercado global de smartphones para a Apple no ano passado. No caso dos dobráveis, entretanto, o cenário é um pouco diferente.

O atual mercado de celulares dobráveis

Segundo o relatório, o mercado de smartphones com tela dobrável está em alta. As vendas subiram 33% nos últimos meses de 2023 em comparação com o ano anterior, chegando a 4,2 milhões de unidades comercializadas.

Isso representa uma alta no setor, que concentra tanto os modelos que viram praticamente um tablet quando abertos quanto os flip, que são mais compactos e se fecham em forma de concha.

O Galaxy Z Fold 5.O Galaxy Z Fold 5.

Tradicionalmente, a Samsung lidera o setor de dobráveis em especial por ser uma das pioneiras do setor. Ela lança modelos no formato desde 2019 e já está na quinta geração.

Em 2021, segundo um relatório da Omdia, a Samsung foi a responsável por 88% das vendas nesse segmento. A Huawei até já era a vice-líder, porém muito atrás (10%) da concorrente.

Um ano depois, a concorrência começou a acordar e outras marcas começaram a abocanhar fatias maiores de mercado — caso de Motorola e Xiaomi, principalmente.

Liderança da Huawei é temporária?

Apesar da mudança na líder do mercado de dobráveis parecer realidade, existe a possibilidade de que a Huawei fique pouco tempo na primeira posição.

Isso porque, ainda segundo o estudo da Counterpoint, a ultrapassagem acontecerá especialmente por uma questão de janela de lançamentos. A Huawei apresentou recentemente seus novos modelos do formato, o Mate X5 e o Pocket 2, enquanto a Samsung está há um semestre sem novos dobráveis.

Huawei Mate 5.Huawei Mate 5.

Os dispositivos Galaxy Z Flip 6 e Galaxy Z Fold 6 devem ser revelados no segundo semestre de 2024. E, ao menos por enquanto, a Apple ainda estaria no campo dos protótipos com os seus próprios modelos dobráveis.

Além disso, a questão regional também joga a favor da sul-coreana: Huawei e Xiaomi, por exemplo, não lançam dobráveis no Brasil e em vários outros mercados que poderiam ajudar a alavancar vendas.

É possível, portanto, que a Samsung retome a liderança nos meses finais de 2024 e termine o ano novamente na liderança.

A concorrência de Huawei e Samsung em dobráveis

Fora os modelos já citados da Huawei, outros concorrentes correm por fora nesse setor. Os rivais ainda são poucos, mas estão a cada geração mais competentes e capazes de ameaçar esse domínio da Samsung. Conheça a seguir alguns deles.

Honor Magic V2

O Honor Magic V2.O Honor Magic V2.

Ex-subsidiária da Huawei, a Honor hoje é independente e está em alta no mercado. O seu atual dobrável, o Magic V2, tem apenas 9,9 mm de espessura quando fechado e é um dos menos espessos do mercado. 

Ele tem ainda telas OLED de alta qualidade com recursos que reduzem o cansaço dos olhos. Além disso, o modelo vem com uma bateria de 5.000 mAh e recarga rápida de 66W.

Xiaomi Mix Fold 3

Mix Fold 3.Mix Fold 3.

A Xiaomi já é tradicional no setor, embora lance aparelhos dobráveis com uma frequência menor. O seu modelo mais recente é o Mix Fold 3, um top de linha com processador moderno (Snapdragon 8 Gen 2) e tela principal de 8 polegadas.

O seu destaque, porém, está nas câmeras. As lentes são fruto da parceria com a Leica, e incluem quatro sensores traseiros de alta qualidade.

Motorola Razr 40 Ultra

A Motorola reviveu a marca Razr há alguns anos para batizar a linha de smartphones em formato flip. Com o Moto Razr 40 Ultra, atual top de linha da marca, ela parece ter atingido a qualidade esperada nesse segmento.

O celular tem uma tela externa de 3,6 polegadas para você navegar por apps e ler notificações, além de tirar fotos usando as câmeras mais poderosas. O modelo conta ainda com o Snapdragon 8 Gen 1 de processador, além de 8 GB de RAM.

Google Pixel Fold

Google Pixel Fold.Google Pixel Fold.

O primeiro dobrável do Google tem tela de 7,6 polegadas quando aberto e se destaca pelo processador próprio. É o Tensor G2, o mesmo dos celulares Pixel do ano passado.

Apesar dos elogios por ser bastante fino e ter a experiência pura do Android, o Pixel Fold seguiu a tendência de outros aparelhos da marca e apresentou vários problemas no lançamento.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também