TikTok Shop: loja online rival da Amazon e Shein é lançada nos EUA

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

12/09/2023 - 07:302 min de leitura

TikTok Shop: loja online rival da Amazon e Shein é lançada nos EUA

Fonte :

Imagem de TikTok Shop: loja online rival da Amazon e Shein é lançada nos EUA no tecmundo

A rede social TikTok apresentou nesta terça-feira (12) uma nova seção da plataforma nos Estados Unidos. É o TikTok Shop, uma aba de comércio eletrônico que permite ao usuário procurar, comprar e vender produtos das mais diferentes categorias sem sair do aplicativo.

O recurso estava em fase de testes há alguns meses e é a resposta da desenvolvedora ByteDance para serviços já populares, como as gigantes Amazon e Shein.

A compra de um produto por meio de vídeo ou transmissão ao vivo no TikTok.A compra de um produto por meio de vídeo ou transmissão ao vivo no TikTok.

O recurso já está no ar no país e envolve itens de moda, maquiagem, estilo de vida, alimentos e outros segmentos. Essa é, há anos, uma das principais fontes de receita da empresa na China e, ao menos por enquanto, não há planos para o lançamento de algo parecido no Brasil.

Comprando pelo TikTok Shop

Os produtos podem ser vendidos ao aparecerem em vídeos publicados em perfis ou ao mesmo durante transmissões ao vivo. Basta clicar no botão relacionado ao item e efetuar a aquisição. 

Além disso, há uma seção inteira dedicada ao catálogo oferecido na plataforma, com recomendação sobre o que comprar e um carrinho de compras virtual.

A página de compra e pagamentos dentro da rede social.A página de compra e pagamentos dentro da rede social.

Todo o pagamento é feito por uma fornecedora terceirizada contratada pela plataforma, com o dólar sendo a única moeda aceita no momento. Por outro lado, a empresa suporta o uso de várias ferramentas de comércio eletrônico que gerenciam esse tipo de loja digital e cuidam de etapas como pós-venda e entregas.

Os dados de transações são armazenados nos Estados Unidos, seguindo leis locais de privacidade e proteção de informações. Na Europa, o projeto foi abandonado após uma série de dificuldades burocráticas envolvendo a privacidade dos usuários.

Criadores de conteúdo populares agora podem estabelecer um novo programa de parceria e afiliados, monetizando publicações com base em comissão por vendas ao aparecerem com produtos próprios ou de lojas parceiras.

O TikTok Shop também será divulgado a partir de anúncios dentro da rede social e a partir de influenciadores interessados.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Fontes