Steve Jobs: morte do cofundador da Apple completa 11 anos

Por André Luiz Dias Gonçalves

05/10/2022 - 09:002 min de leitura

Steve Jobs: morte do cofundador da Apple completa 11 anos

Fonte :

Imagem de Steve Jobs: morte do cofundador da Apple completa 11 anos no tecmundo

A morte de Steve Jobs completa 11 anos nesta quarta-feira (5). O cofundador da Apple faleceu no dia 5 de outubro de 2011, um dia depois de a empresa, da qual ele estava afastado desde agosto daquele ano para cuidar da saúde, lançar o iPhone 4S e a assistente virtual Siri.

Nascido em 24 de fevereiro de 1955, Steven Paul Jobs teve uma vida recheada de criações que mudaram para sempre o mercado de tecnologia. Além da Maçã, cocriada em parceria com Steve Wozniak, responsável por produtos como Mac, iPhone, iPod e iPad, entre outros, ele também fundou a NeXT e o estúdio de animação Pixar.

O empresário começou a ter problemas de saúde por volta de 2003, quando descobriu um tipo raro de câncer no pâncreas. Em 2004, ele passou por uma cirurgia, mas a sua saúde voltou a ser tema de especulações entre 2008 e 2009, quando se afastou temporariamente da diretoria da big tech.

Meses antes da sua morte, em decorrência de complicações causadas pelo câncer, ele deixou o cargo de presidente executivo em definitivo, recomendando Tim Cook como sucessor. O atual CEO da Apple usou seu perfil no Twitter para homenagear Jobs, hoje, dizendo que ele mostrou a todos como “uma grande ideia pode mudar o mundo”.

Mais homenagens

Em 2021, quando a morte de Steve Jobs completou 10 anos, a Apple lançou um curta-metragem, intitulado “Celebrating Steve”, para homenagear o visionário. O vídeo, que mostra o empresário em várias fases da sua vida, pode ser visto abaixo:

A gigante de Cupertino tem ainda uma página dedicada ao compartilhamento de homenagens, denominada “Lembrando Steve”. Nela, amigos, funcionários e clientes de todo o mundo podem enviar mensagens, pensamentos e sentimentos em relação a Jobs.

Outro site que homenageia o cofundador da Apple é o Steve Jobs Archive, onde é possível encontrar vídeos, citações e mais arquivos sobre o inventor.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também