Nexus: Brasil está no topo da lista para entrar no 'Pix global'

Por Lucas Vinicius Santos

22/09/2022 - 11:001 min de leitura

Nexus: Brasil está no topo da lista para entrar no 'Pix global'

Fonte :

Imagem de Nexus: Brasil está no topo da lista para entrar no "Pix global" no tecmundo

Na última segunda-feira (19), o chefe de inovação do Banco de Compensações Internacionais (BIS) em Singapura, Andrew McCormack, afirmou que o Brasil está no topo da lista dos que poderiam se juntar ao Nexus, o "Pix global". Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, McCormack comentou sobre o serviço, que funcionará entre diferentes países e moedas e, assim como o Pix, enviará valores em até 60 segundos.

Segundo as informações, por conta do sucesso em território brasileiro, o Pix pode ser um dos serviços de pagamentos em tempo real incluídos no teste do Nexus. Contudo, nenhuma discussão com o Banco Central ocorreu até agora.

O executivo também afirma que o Pix tem todos os atributos necessários para ser usado no Nexus, como infraestrutura moderna, liquidação pelo Banco Central e regulamentação. Assim, o serviço cumpre todos os principais requisitos do novo "Pix global".

Nexus, o "Pix global"

“Se tivermos sucesso, e estamos cautelosamente otimistas, um piloto seria logicamente a próxima fase, então, começaríamos esse trabalho no início de 2023. Essa é certamente nossa esperança e expectativa. Pensando nos sistemas aos quais o Nexus deve ser capaz de se conectar, o Pix estaria no topo da lista, visto que tem todos os atributos que queremos ver no sistema”, disse McCormack durante a entrevista.

De qualquer forma, McCormack afirma que parte das informações discutidas durante a entrevista ainda são especulativas. Atualmente, o Nexus está no segundo ano da fase de prova de conceito, mas ainda não há um teste piloto garantido.


Por Lucas Vinicius Santos

Especialista em Redator

Lucas Guimarães escreve sobre ciência e tecnologia há mais de dez anos.


Veja também