Uber ajuda a distribuir água e alimentos em cidades da Ucrânia

Por André Luiz Dias Gonçalves

08/06/2022 - 10:301 min de leitura

Uber ajuda a distribuir água e alimentos em cidades da Ucrânia

Fonte :  Shutterstock 

Imagem de Uber ajuda a distribuir água e alimentos em cidades da Ucrânia no tecmundo

A Uber está auxiliando nas entregas de emergência de alimentos e água na Ucrânia, atendendo à população que vive em áreas devastadas pela guerra contra a Rússia. O trabalho é realizado em parceria com o Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (PAM), conforme relata a BBC nesta quarta-feira (8).

Segundo a publicação, a empresa de transporte por app desenvolveu uma versão personalizada da plataforma para este trabalho. A partir dela, a entidade coordena uma frota de veículos menores para as entregas, pois os caminhões têm dificuldade para circular em meio aos escombros e são alvos fáceis de ataques.

A ferramenta possibilita coordenar a distribuição e monitorar as entregas em um raio de até 100 km de distância dos armazéns de distribuição. É por meio dela que também acontece a seleção de veículos e motoristas, com os condutores passando por um rigoroso processo de recrutamento — ex-parceiros do app de transporte no país, que atuavam antes da invasão russa, têm prioridade.

O sistema criado pela Uber deve ser expandido para mais cidades ucranianas em breve.O sistema criado pela Uber deve ser expandido para mais cidades ucranianas em breve.

O sistema de entrega de água e alimentos da Uber na Ucrânia é semelhante ao Uber Direct desenvolvido pela startup para empresas como Apple e Tesco. Porém, a versão criada para o PAM é totalmente gratuita, enquanto o serviço que atende aos grandes clientes cobra uma comissão pelas entregas.

Cidades atendidas

De acordo com o veículo britânico, o novo sistema de entregas de emergência para áreas devastadas pela guerra, criado por meio da parceria entre Uber e PAM, está sendo testado em Dnipro, que fica na região central do país.

Os planos incluem expandir a utilização da ferramenta personalizada para outras cidades ucranianas, em breve. A capital, Kiev, é uma das que devem contar com o serviço nos próximos dias, assim como Lviv, Vinnytsia e Chernivtsi.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também


Fontes