Índia vai investigar Google por domínio no setor de Smart TVs

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

23/06/2021 - 08:301 min de leitura

Índia vai investigar Google por domínio no setor de Smart TVs

Fonte :

Imagem de Índia vai investigar Google por domínio no setor de Smart TVs no tecmundo

O órgão regulador Comissão de Competição da Índia (CCI) vai investigar oficialmente o Google por uma possível infração em leis de mercado no país, desta vez voltado especificamente para o setor de televisores inteligentes.

Segundo a agência de notícias Reuters, a denúncia envolve uma suposta "quebra de certas leis e anticompetitividade" pela Google, que teria abusado dos privilégios no licenciamento do sistema operacional Android para fabricantes interessadas.

Em resumo, o problema estaria na instalação forçada ou privilegiada de aplicativos proprietários da Google, incluindo a loja digital Google Play Store. Isso "reduziria a habilidade e o incentivo a fabricantes de dispositivos desenvolverem e vender serviços que operem em versões alternativas" ao Android, o que limita o desenvolvimento técnico e científico no setor e torna todas as concorrentes iguais até demais em termos de plataforma.

O que diz o Google

Em um comunicado oficial enviado para a Reuters, a Google diz que segue todas as práticas de licenciamento conforme a lei do país, ajudou a impulsionar o setor de Smart TVs da Índia justamente pela forte presença e, mesmo assim, ainda compete com várias plataformas similares e bem estabelecidas na região.

Segundo o site TechCrunch, cerca de 60% dos aparelhos de TV vendidos na Índia em 2019 tinham o sistema operacional da Google e, portanto, a instalação nativa dos apps.

A investigação deve levar até um ano para chegar a uma decisão, que pode ou não envolver ordens ou multas à empresa. Nesta semana, outro processo parecido foi iniciado na União Europeia, desta vez relacionado ao segmento de anúncios online da gigante.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também