Ações da Alibaba sobem após relato de que fundador não desapareceu

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

05/01/2021 - 10:501 min de leitura

Ações da Alibaba sobem após relato de que fundador não desapareceu

Fonte :

Imagem de Ações da Alibaba sobem após relato de que fundador não desapareceu no tecmundo

As ações do grupo Alibaba, dono de serviços com o site de comércio eletrônico Aliexpress, subiram 5% de forma repentina nesta terça-feira (5). O motivo é uma reportagem do site CNBC que alega que o ex-CEO e fundador da companhia, Jack Ma, não estaria desaparecido, mas sim agindo de forma "mais discreta".

O rumor começou a circular na última semana, após a publicação de matérias indicando que o empresário estava há dois meses sem fazer uma aparição pública ou postagem em redes sociais — um comportamento bem diferente do bilionário anteriormente. Ma até foi substituído de última hora como jurado de um reality show por "conflitos de agenda".

"O que eu posso dizer a vocês é que ele muito provavelmente está em Hangzhou, onde fica a sede do Alibaba, e está menos visível propositadamente. Mas isso não significa que ele está desaparecido", afirma o jornalista David Faber. Os relatos originais só indicavam a falta de aparições do empresário e fizeram as ações do Alibaba caírem em 3%, mas especulações mais graves a respeito do paradeiro também começaram a circular.

O que aconteceu?

Ma é também o responsável pelo Ant Group, grupo de investimentos que faria a maior oferta pública de ações da história da China em 2020. Pressões por regulamentação do governo chinês levaram a IPO a ser cancelada, com o empresário criticando as ações políticas e gerando uma crise com o governo do presidente Xi Jinping. A companhia agora deve ser alvo de investigações por práticas de monopólio na China.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também