Samsung e LG: impacto econômico do coronavírus ainda está por vir

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

29/04/2020 - 03:091 min de leitura

Samsung e LG: impacto econômico do coronavírus ainda está por vir

Fonte :

Imagem de Samsung e LG: impacto econômico do coronavírus ainda está por vir no tecmundo

Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Duas das maiores fabricantes de eletrônicos do mundo estão preocupadas com o respectivo desempenho financeiro no segundo trimestre de 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus. A preocupação é parecida entre as sul-coreanas Samsung e LG, que recentemente divulgaram os relatórios financeiros dos primeiros meses de 2020.

Segundo a Reuters, a Samsung chegou a se recusar a fazer previsões sobre o desempenho por causa das "incertezas" geradas pela situação global. 

Por um lado, ela apresentou aumento no lucro durante os primeiros meses deste ano, principalmente no setor de chips de memória enquanto a doença não havia se espalhado por todo o planeta e gerado situações de isolamento social. Por outro, a venda de dispositivos móveis e outros eletrônicos para o consumidor deve apresentar reduções. 

O setor mobile e de TVs deve "cair significativamente" no segundo trimestre, entre abril e junho de 2020, já que lojas estão fechadas e muitas pessoas estão com o orçamento apertado durante a pandemia. A fabricante chegou a lançar uma promoção especial para estimular compra online e reduzir as perdas.

LG

Em um caminho similar, a LG também citou a crise na saúde em seu relatório do primeiro trimestre deste ano. Apesar de ter registrado números positivos em janeiro e fevereiro, em março o gráfico já sofreu uma queda brusca. "Espera-se que vendas e lucros caiam em comparação trimestral e anual por causa do impacto da covid-19", diz o documento.

Além disso, a marca cita que teve uma demanda de mercado reduzida, sendo prejudicada também por crises enfrentadas no setor do petróleo. Ela ainda colocou como estratégia a necessidade de desenvolver "novas oportunidades de negócio" para estabelecer um crescimento após a covid-19.

A empresa vai colocar no mercado um novo smartphone no dia 7 de maio, o LG Velvet.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também