Login

EUA cria fundo para trocar antenas da Huawei por rivais na zona rural

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

25/09/2019 - 04:371 min de leitura

EUA cria fundo para trocar antenas da Huawei por rivais na zona rural

Fonte :

Imagem de EUA cria fundo para trocar antenas da Huawei por rivais na zona rural no tecmundo

Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Depois do banimento do Android e da impossibilidade de negociar componentes e serviços com marcas dos Estados Unidos, a Huawei pode perder mais um importante mercado no país. O governo norte-americano está criando uma alternativa para tirar a empresa do ramo das operadoras de telefonia e internet móvel nas regiões rurais.

Segundo a Reuters, o governo dos EUA trabalha na criação de um fundo de US$ 1 bilhão para que operadoras pequenas que levam sinal de telefone e internet para regiões mais isoladas do país abandonem a infraestrutura da Huawei — uma das maiores do mundo em equipamentos de telecomunicações.

A solução seria migrar para rivais da chinesa, como a finlandesa Nokia e a sueca Ericsson, sendo que conversas iniciais até já estariam acontecendo. O dinheiro do governo seria utilizado para acelerar a substituição dos equipamentos sem prejudicar os serviços por muito tempo.

Buscando alternativas

Por enquanto, a proposta de lei Secure and Trusted Communications Network ("Rede de Comunicação Segura e de Confiança", em tradução livre) ainda está em fase de análise por um comitê especializado, para depois entrar em votação no legislativo.

A Huawei tem até o fim de novembro deste ano para terminar negociações com empresas norte-americanas. A partir desta data, ficam proibidas oficialmente as atividades, especialmente por acusações de violação de segurança e até possível espionagem governamental por parte do governo da China. O Mate 30, smartphone recém lançado pela companhia, já foi lançado sem aplicativos da Google.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Loading...