Tirar CNH não exige mais simulador e tem menos aulas práticas

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

16/09/2019 - 05:531 min de leitura

Tirar CNH não exige mais simulador e tem menos aulas práticas

Fonte :

Imagem de Tirar CNH não exige mais simulador e tem menos aulas práticas no tecmundo

Entra em vigor nesta segunda-feira (16) uma série de novas normas aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que alteram o processo de tirar uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil.

A partir de agora, quem decidir passar pelas etapas e obter uma carteira de motorista pode recusar o simulador de direção. Antes obrigatório, o equipamento agora é facultativo — ou seja, pode ser utilizado apenas se o aluno sentir necessidade. Além disso, as lições no aparelho podem ser realizadas junto com as aulas teóricas.

Menos tempo

Outra mudança está na quantidade de aulas práticas e divisões entre práticas noturnas. Na categoria B (carro), agora é preciso fazer 20 horas-aula, sendo que uma a cada cinco precisa ser feita à noite. Caso opte pelo simulador, serão cinco horas no equipamento.

Já categoria A (moto) mantém a obrigatoriedade de 20 horas-aula, mas apenas uma delas é noturna. É possível que as mudanças tenham como consequência a redução no custo do processo, mas isso ainda não foi confirmado por auto-escolas.

Mais alterações

As mudanças do Contran englobam também mudanças para a obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). Esse é o documento necessário para pilotar as "cinquentinhas", as populares motos de 50cc.

Fonte da imagem: Dafra/Divulgação

A partir de agora, você precisa fazer apenas cinco horas-aula (uma delas à noite) e pode usar um veículo particular com no máximo cinco anos de uso. Além disso, por um ano, já é possível pular as aulas práticas e teóricas e passar direto para as avaliações. Entretanto, quem reprovar terá que passar obrigatoriamente pelas disciplinas.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também