Engenheiro conecta Mac de 30 anos atrás à internet de hoje [vídeo]

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

24/03/2015 - 08:092 min de leitura

Fonte : The Kernel

Imagem de Engenheiro conecta Mac de 30 anos atrás à internet de hoje [vídeo] no site TecMundo

O engenheiro Jeff Keacher é um rapaz nostálgico: ele é dono de um Mac Plus, computador lançado pela Apple em 1986. Essa foi a primeira máquina do sujeito, que começou a aprender o básico de informática pelo aparelho.

Duas décadas depois, ele ainda tem o mesmo Mac Plus bem conservado, porém fora de uso. E, para reviver os velhos tempos, Keacher resolveu não só religar o computador, mas também conectar ele à internet — não do jeito antigo, via sessões discadas ou BBS, mas com uma linha telefônica moderna. O vídeo acima mostra o resultado: o Mac Plus exibe uma página bem rudimentar da Wikipédia e é capaz até de acessar um site de notícias. No clipe, a velocidade foi aumentada, já que o processamento do dispositivo é extremamente lento. Olha só as características jurássicas do produto:

Especificações técnicas

  • Tela: 512x384 pixels (preta e branca)
  • Processador: 8 MHz
  • Memória RAM: 4 MB
  • Disco rígido: 50 MB

Keacher primeiro buscou um navegador compatível. O escolhido foi o MacWeb 2.0, encontrado em sites de FTP bem obscuros. Ele roda HTML e responde a comandos HTTP, mas é velho o bastante para rodar no Mac Plus. O segundo passo era encontrar os protocolos TCP/IP para permitir a comunicação entre o Mac Plus e a rede doméstica. Compatíveis com o sistema operacional System 7.0, eles também foram achados em fóruns bem escondidos.

Aliás, antes disso, o engenheiro já viu que o caminho não seria fácil. Ao religar o Mac Plus depois de tanto tempo, o disco externo simplesmente fritou e preciso ser substituído. Por sorte, os mesmos modelos de capacitores estavam à venda em uma loja e foram rapidamente adquiridos.

undefined

O maior desafio era a conexão física: não há entrada para um cabo Ethernet no Mac Plus e muito menos possibilidade de fazer uma conexão WiFi. A solução? Ele usou um Raspberry Pi e adaptadores antigos para fazer uma gambiarra imensa nos cabos, chegando do Mac a um roteador. Os softwares para garantir o acesso ainda eram disponibilizados pela Apple, mesmo quase 30 anos depois, e utilizá-los foi menos trabalhoso.

Vários problemas depois, foi possível dar vida à conexão: 19 kbps, uma internet incrivelmente lenta e quase parando, se comparado ao que temos hoje. Porém, era internet — num dispositivo que nunca sonharia em realizar tal atividade em seus dias de glória.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também