menu
Tecmundo
Internet

Robô humanoide se descontrola e quase fere humanos durante testes

Modelo da Unitree foi envolvido em mais uma polêmica com humanos, mas tudo não passou de um acidente

Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

28/07/2025, às 14:00

Atualizado em 28/07/2025, às 15:36

Robô humanoide se descontrola e quase fere humanos durante testes

Mais um caso envolvendo robôs rebeldes começou a circular nas redes sociais nos últimos dias. O novo conteúdo detalha um robô humanoide em colapso pendurado por um guindaste, enquanto um homem fica em choque com a situação. Com exceção do próprio robô, que foi danificado, ninguém se feriu.

O caso ocorreu em um galpão de testagem na Califórnia, Estados Unidos, com pelo menos dois robôs humanoides. No vídeo, repentinamente um deles começa a se descontrolar e em poucos seguindo cai no chão, derrubando também seu guindaste de sustentação. O homem ao lado até tenta se aproximar para contê-lo, mas a força do dispositivo é grande demais.

Após cair no chão, o robô humanoide para de se debater, possivelmente por conta de alguma falha em decorrência dos defeitos causados por esse comportamento. Na rede social X, o responsável pelo robô, Cix Liv, diz que o aparelho chamado de DeREK “perdeu a cabeça”.

— CIX 🦾 (@cixliv) July 19, 2025

Falha humana causou erro no robô?

Por mais que o conteúdo chame a atenção pelo descontrole do robô, essa não se trata de uma revolução das máquinas. O próprio Liv explicou que rodou um teste no robô, mas ele estava pendurado no guindaste e não com os pés tocando no chão, ocasionando a falha catastrófica.

  • O robô das imagens é um Unitree H1, robô usado para pesquisa e desenvolvimento que custa quase US$ 100 mil (cerca de R$ 570 mil em conversão direta);
  • Em maio, um robô desse mesmo modelo sofreu de um problema parecido na China e atacou funcionários acidentalmente;
  • O Unitree H1 possui campo de visão em 360° de alta precisão;
  • A mobilidade do humanoide é de até 5 m/s.

Como Liv explica, o problema ocorreu por conta de uma falha humana, assim como poderia acontecer com inúmeras máquinas. Ataques premeditados de robôs em humanos são quase sempre tirados de contexto para provocar pânico e engajamento.

Para mais informações sobre robótica e virais, continue ligado no site do TecMundo.

 



Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

Felipe Vitor Vidal Neri

Especialista em Redator

Redator de tecnologia com foco no segmento de hardware. Pelo TecMundo, atuo na elaboração de notícias, especiais, entrevistas e análise de produtos, como processadores e placas de vídeo.

star

Continue por aqui