É oficial: YouTube agora exibe anúncios até mesmo quando você pausa um vídeo

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

19/09/2024 - 16:252 min de leitura

É oficial: YouTube agora exibe anúncios até mesmo quando você pausa um vídeo

Fonte : Reddit/megaoscar900

O YouTube iniciou oficialmente a implementação de uma nova modalidade de anúncios. A plataforma de vídeos agora vai exibir publicidade quando você pausa um conteúdo.

O anúncio em questão é em forma de banner e aparece ao lado da janela em que está o conteúdo. Vários usuários começaram a notar a novidade no aplicativo para diferentes plataformas, incluindo dispositivos móveis, televisores e PCs.

O anúncio no canto da tela de um vídeo pausado.
O anúncio no canto da tela de um vídeo pausado.

Essa forma de anúncios já estava em fase de testes ao menos desde 2023, mas só nas últimas semanas o YouTube expandiu os experimentos para uma maior parte da comunidade e as primeiras evidências surgiram. Agora, a companhia confirmou ao site The Verge que a modalidade de propaganda virou um recurso oficial para marcas interessadas.

"Na medida em que vimos tanto uma resposta forte dos espectadores quanto das empresas, começamos a expandir os anúncios na tela de pausa para todos os anunciantes", disse a gerente de comunidades do YouTube, Oluwa Falodun.

YouTube trabalha em mais recursos de ads

Segundo a companhia, a propaganda na tela de pausa é uma forma "menos interruptiva" e menos invasiva de exibir anúncios, já que ela tecnicamente não atrapalha a programação no meio da reprodução. 

Até o momento, porém, testes não detectaram se a nova forma de publicidade diminuiu a quantidade de anúncios antes ou durante a reprodução do conteúdo ou foi só mais uma forma de exibir propaganda de clientes.

Os anúncios aparecem também no celular.
Os anúncios aparecem também no celular.

Em experimentos recentes da plataforma, o YouTube testou exibir publicidade em janelas flutuantes durante transmissões ao vivo. Além disso, em televisores a preferência tem sido por propagandas mais longas e sem a possibilidade de pular, porém em menor quantidade.

A forma que a empresa sugere para eliminar a publicidade é a assinatura do YouTube Premium, que é a modalidade paga da plataforma. Quem usa adblock para barrar esses conteúdos tem sido cada vez mais prejudicado por mecanismos de segurança instaurados pela companhia.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Fontes